Subcomitês Guaicuí e Rio Taquaraçu elegem nova coordenação

19/06/2018 - 18:53

Em junho, dois subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveram eleições para a nova composição de seus coordenadores.

No Baixo Velhas, os conselheiros do Subcomitê Guaicuí elegeram Eustáquio Pinheiro, representante da Prefeitura Municipal de Lassance, como o novo coordenador-geral da entidade. Zélia Aparecida de Assis, do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Barra do Guaicuí, e Josemir Luiz Dias, da empresa Vallourec, acompanham Pinheiro na coordenação, como representantes da Sociedade Civil e Usuários, respectivamente.

Segundo ele, a expectativa é a melhor possível para a continuidade dos trabalhos. “A ideia é seguir desenvolvendo os projetos junto ao CBH Rio das Velhas, já que a parceria está sendo muito boa, principalmente agora com os Planos de Manejo, com o Plano de Saneamento Básico [projetos financiados pelo comitê na região]. Vamos também continuar lutando para mais projetos para a região, somar forças em prol do meio ambiente, em especial da Serra do Cabral, uma região que vem sendo cada vez mais degradada”, falou.

Já no Médio Rio das Velhas, Mariana Morales, representante do Instituto Pé de Urucum, foi eleita a nova coordenadora do Subcomitê Rio Taquaraçu. Pela segunda vez à frente da entidade, Morales destacou que na próxima reunião do subcomitê, já em julho, será elaborado um Plano de Ação que irá determinar os rumos do colegiado para os próximos dois anos. “Desde 2014, são várias as propostas de parceria efetivadas, por exemplo com o Pro-Mananciais, com o Instituto espinhaço. A ideia então é dar foco e andamento aos projetos que estão em desenvolvimento na bacia, captar recursos para o desenvolvimento de novos, e promover a articulação entre os três setores para que possamos viabilizar saídas para algumas situações bem difíceis, como as ETEs [Estações de Tratamento de Esgoto] de Nova União, o processo de gestão participativa no conflito de uso da água na bacia do Ribeiro Bonito, em Caeté, e a efetivação e apoio às ações de coleta seletiva na UTE”, disse.

Sérgio Ricardo Fernandes, da prefeitura de Santa Luzia, e Jânio de Lima Marques, da Taquaraçu ECOTUR, acompanharão Mariana Morales na coordenação do Subcomitê, como representantes do Poder Público e Usuários, respectivamente.

 Conselheiros eleitos para os Subcomitês Rio Taquaraçu (à esquerda) e Guiacuí (à direita).

Os Subcomitês são instâncias regionais do próprio CBH Rio das Velhas que promovem a discussão e gestão descentralizada dos recursos hídricos. São consultados sobre processos de outorga na região e sobre projetos para melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia.

Podem participar das eleições dos subcomitês a sociedade civil (associações de moradores bairro/comunitárias/culturais, conselhos de desenvolvimento rural, entidades culturais, grupos religiosos, entidades privadas de ensino/pesquisa, organizações não governamentais, etc), o poder público (órgãos públicos do poder municipal, estadual e federal) e usuários de água (empresas passíveis de outorga, areeiros, concessionárias de saneamento básico, associação de pescadores, produtores rurais que fazem uso da água por meio da captação superficial e/ou subterrânea, etc).

Os territórios

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 795,5 km² e detém uma população de 41.094 habitantes. Os principais rios da unidade são o Rio Taquaraçu, Rio Vermelho, Ribeirão Ribeiro Bonito e o Rio Preto.

Já a UTE Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A unidade ocupa uma área de 4.136,93 km² e detém uma população de 31.581 habitantes. Esta UTE envolve a foz do Rio das Velhas com o Rio São Francisco, onde o Velhas possui 153,66 quilômetros de extensão dentro da unidade territorial. Outros cursos d’água relevantes são o Ribeirão Bananal, Ribeirão do Corrente, Ribeirão do Cotovelo e Córrego do Vinho. Destaca-se a presença da Serra do Cabral, divisor de águas entre as UTEs Guaicuí e Rio Curimataí.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br