Subcomitês recebem primeiro produto dos Planos de Manejo do REVIS Estadual Macaúbas e da APA Andrequicé

11/03/2024 - 14:35

Na última quarta-feira (6), representantes dos Subcomitês Poderoso Vermelho, Carste e Rio Taquaraçu se reuniram por videoconferência para avaliar o Plano de Trabalho para a elaboração do Plano de Manejo de duas Unidades de Conservação (UCs) que ficam às margens do Rio das Velhas: a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Andrequicé e o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Estadual Macaúbas. O Plano de Trabalho é o primeiro produto de uma série de seis etapas de construção do Plano de Manejo. A previsão de entrega do Plano é em outubro deste ano.


Os Planos de Manejo serão desenvolvidos pela empresa Detzel, com a colaboração de membros dos Subcomitês e outras pessoas representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público. Andrielly Brito, coordenadora executiva do projeto, apresentou o Plano de Trabalho e elencou as seis etapas do processo: organização e preparo dos trabalhos; caracterização das UCs; elaboração dos Guias do Participante; realização de Oficinas de Elaboração dos Planos de Manejo; elaboração de versão preliminar dos Planos de Manejo e Atlas das UCs; entrega da versão final dos Planos de Manejo e Atlas das UCs. “Após a reunião inicial, com o objetivo de nivelar as informações e fazer esclarecimentos sobre como vai se dar o desenvolvimento dos trabalhos e como será elaborado o Plano de Trabalho, realizamos a visita técnica de reconhecimento entre os dias 4 e 6 de dezembro, quando visitamos todo o entorno das Unidades de Conservação”, conta Andrielly.

Também colaboram com a elaboração dos Planos de Manejo o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Luzia, como órgãos gestores das UCs. Ronaldo Magalhães, Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Macaúbas e Supervisor Regional do IEF, esclarece a importância da UC e lembra que o objetivo do Plano de Manejo é estabelecer diretrizes para um uso sustentável do refúgio. “Gostaria de reforçar duas coisas muito importantes. A nossa grande preocupação aqui em primeiro lugar é a manutenção dos objetivos de criação da UC, que é uma área muito importante, com os últimos fragmentos Mata Atlântica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É uma área muito importante do ponto de vista de equilíbrio da fauna nessa região. E a característica do Refúgio é essa, a imunidade de Proteção Integral permite posse de domínio particular, desde que haja convergência entre os usos praticados pelo proprietário da terra com os objetivos unidades.



Ainda segundo o Gestor do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Macaúbas, “dentro da construção do Plano de Manejo, nós vamos trabalhar o que é possível fazer. Quais são as atividades possíveis de serem desenvolvidas e mantidas dentro dessas propriedades? O que é que se fazia antes da criação do Refúgio? O que vamos propor agora para essas atividades, havendo compatibilidade, serão contempladas no Plano de Manejo que vamos construir”.

Representante da Associação Comunitária dos Cachaceiros do Maravilha (ACONCHAMA) no Subcomitê Rio Taquaraçu, Tarcísio Cardoso refletiu sobre como se pode lidar com a rejeição inicial dos proprietários de terras da região frente à elaboração do Plano de Manejo. “O que eu queria sugerir é que comecemos a desenvolver uma ligação bem próxima junto às empresas para ver se no final do trabalho conseguimos reduzir essa rejeição inicial. A minha preocupação é com o cuidado de desenvolver um projeto como esse e outros que nós conhecemos. É desenvolver esses projetos com bastante sucesso, sem descuidar da manutenção posterior, para que as empresas tenham nas prefeituras um apoio para a sequência do Plano de Manejo”.

Conhecendo as UCs

A Área de Proteção Ambiental Andrequicé possui 1.760 hectares, o que equivale a 7,5% do município de Santa Luzia, numa zona de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e abriga fazendas históricas, grutas e sítios arqueológicos.

Por serem territórios sobrepostos em grande parte, o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui bioma semelhante à APA. Com aproximadamente 2.300 hectares, abrange os municípios de Santa Luzia e Lagoa Santa.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Leonardo Ramos
Foto: Fernando Piancastelli