Subcomitês Rio Itabirito, Águas do Gandarela, Ribeirão Arrudas e Rio Bicudo elegem nova coordenação

31/08/2018 - 13:35

Em agosto, quatro Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizaram eleições para a nova composição de seus coordenadores.

No Alto Rio das Velhas, os conselheiros do Subcomitê Rio Itabirito elegeram Heloísa França Cavallieri, do SAAE de Itabirito, como coordenadora-geral. Odilon Lima, representante do Águas do Acuruí e Fabíola Nonato, da Secretaria de Meio Ambiente de Itabirito, acompanham Heloísa na coordenação, como representantes da sociedade civil e poder público, respectivamente. A eleição ocorreu no dia 22 de agosto, no Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do município de Itabirito.

Segundo Heloísa, a expectativa é a melhor possível para a continuidade dos trabalhos. “Atuo no Subcomitê Rio Itabirito há um tempo e a minha ideia é continuar desenvolvendo os projetos junto ao CBH Rio das Velhas. Pretendo seguir envolvendo os três segmentos [poder público, usuários de água e sociedade civil organizada] em todas as ações do Subcomitê. Acompanharemos os empreendimentos que estão em processo de licenciamento em nossa bacia, sempre pensando na preservação e conservação da qualidade da água do Rio Itabirito”, falou.

Membros do SCBH Rio Itabirito elegeu Heloísa França como coordenadora – geral do colegiado. 

Também no Alto Rio das Velhas, os membros do Subcomitê Águas do Gandarela, reuniram-se no dia 23 de agosto, no Centro Pastoral da Paróquia São José Operário, em Honório Bicalho, e elegeram Felipe Gonçalves Cabral, da Casa de Gentil, como coordenador-geral. Alexandre Guimarães, da Copasa foi eleito coordenador do segmento de usuários e Zélia Moreira, da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Acima, coordenadora do poder público.

Felipe Cabral atentou para a importância da Serra do Gandarela para a produção de água. “A água é o nosso recurso natural mais importante e valioso, por isso devemos preservar suas fontes. A região da Serra do Gandarela tem muita água e de boa qualidade e acredito que o maior desafio do Subcomitê é o conflito pelo uso. Espero manter uma pauta atuante junto ao CBH Rio das Velhas”, disse.

Ainda no Alto Rio das Velhas, os membros do Subcomitê Ribeirão Arrudas elegeram Humberto Martins Marques, da Prefeitura de Belo Horizonte, como coordenador-geral. Marcia Marques, da Uni-BH é a representante da sociedade civil e Cristiano Cerqueira Abdanur, da Copasa é o representante dos usuários de água. A reunião para eleição aconteceu no dia 23 de agosto, na sede do CBH Rio das Velhas, em Belo Horizonte.

“Conseguimos formar um grupo bem heterogêneo no Subcomitê Arrudas nesta nova gestão, com participantes ativos do poder público, sociedade civil e usuários. Pertencemos a um Subcomitê que abriga a maior população de toda a Bacia do Rio São Francisco, juntamente com o Subcomitê Onça. Em razão disto, os trabalhos que vamos desenvolver devem ser voltados à conservação das áreas verdes remanescentes, suas nascentes e matas ciliares de cursos d’água em leito natural através dos projetos hidroambientais. Vamos dar uma atenção especial ao saneamento básico, pois existem muitos lançamentos de esgoto em cursos d’água na nossa bacia que precisam ser ligados aos interceptores. O tratamento terciário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Arrudas deve ser concluído até o fim da nossa gestão”, disse Humberto Martins Marques.

Já no Médio Baixo Rio das Velhas, os membros do Subcomitê Rio Bicudo reuniram-se, no dia 30 de agosto, na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio das Velhas (AMEV) e elegeram Luiz Felippe Porto Maia, da Associação dos Produtores na Agricultura Familiar de Campo Alegre/Secretário do CMDRS – Morro da Garça, como coordenador-geral. Também foram eleitos coordenadores Leandro Vaz Pereira, da Secretaria de Meio Ambiente de Corinto e Patrício Arcanjo da Silveira, da Copasa de Corinto.

Luiz Felippe falou sobre a coordenação. “A ideia é dar continuidade as atividades e projetos do Subcomitê Rio Bicudo. Quando o Subcomitê foi instituído o fizemos um diagnóstico da bacia que já esta defasado. Estamos com uma proposta junto à Copasa de trazer o programa Pró-Mananciais para a nossa região. E o nosso maior desafio é continuar tentando recuperar o Bicudo que encontra-se praticamente seco e com irrigantes com uso de altos valores outorgados”, explicou.

Da esq. p/dir. Felipe Cabral, coordenador – geral do SCBH Águas do Gandarela, Humberto Martins do SCBH Ribeirão Arrudas e Luiz Felippe, coordenador – geral do SCBH Rio Bicudo. 

Os Subcomitês são instâncias regionais do CBH Rio das Velhas que promovem a discussão e gestão descentralizada dos recursos hídricos. São consultados sobre processos de outorga na região e sobre projetos para melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia.

Podem participar das eleições dos subcomitês a sociedade civil (associações de moradores bairro/comunitárias/culturais, conselhos de desenvolvimento rural, entidades culturais, grupos religiosos, entidades privadas de ensino/pesquisa, organizações não governamentais), o poder público (órgãos públicos do poder municipal, estadual e federal) e usuários de água (empresas passíveis de outorga, areeiros, concessionárias de saneamento básico, associação de pescadores, produtores rurais que fazem uso da água por meio da captação superficial e/ou subterrânea).


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br