The Nature Conservancy é o novo associado da Agência Peixe Vivo

10/07/2019 - 19:04

Mais conhecida como TNC, a The Nature Conservancy é a nova instituição associada da Agência Peixe Vivo. A adesão ocorreu na manhã desta terça-feira (09 de julho), durante a Assembleia Geral da Agência, realizada em Belo Horizonte (MG).

A TNC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, cuja missão é conservar plantas, animais e comunidades naturais que representam a diversidade da vida na Terra, protegendo espaços que necessitamos para sobreviver.

Gilberto Tiepolo, representante da TNC, apresentou a instituição e a situação do projeto que desenvolve em parceria com a Peixe Vivo, no âmbito do Programa de Conversão de Multas Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Para o presidente do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo, Odorico Pereira, o projeto da Peixe Vivo com a TNC é uma excelente oportunidade para ajudar a produção de água na bacia do Rio São Francisco.

Tiepolo esclareceu também que a parceria com a Peixe Vivo tem a intenção de reunir parceiros para futuros projetos. “Nosso objetivo é trabalhar na recuperação e conservação de bacias hidrográficas. Mas, para isso, não podemos ser dependentes dos recursos da cobrança pelo uso da água para a execução de projetos de recuperação e conservação de bacias. Temos uma rede de compartilhamento, o que é oportunidade de criar intercâmbio entre parceiros”.

Odorico Araújo disse que tem se empenhado para que a parceria com a TNC tenha êxito. “Tivemos uma reunião com a diretora-geral do IGAM, Marília Melo, para apresentar a parceria com a TNC e ela nos deu apoio positivo incluindo o projeto da TNC em parceria com o programa ‘Somos todos Água”, do Governo de Minas.

Ainda durante a Assembleia Geral, Célia Fróes, diretora-geral da Agência Peixe Vivo, apresentou a resolução que dispõe sobre a ajuda de custo aos representantes de associações e entidades da sociedade civil e conselheiros independentes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Agência Peixe Vivo.

Veja as fotos da reunião:

Participaram da Assembleia Geral Extraordinária os seguintes associados: Márcio Tadeu Pedrosa, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); Tarcísio de Paula Cardoso, da Associação Comunitária dos Chacareiros do Maravilha (ACOMCHAMA); Márcio Alvarenga Miranda, da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira; Odorico Pereira de Araújo, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); José de Castro Procópio, do Instituto Guaicuy SOS Rio das Velhas; Luiz Cláudio de Castro Figueiredo, da VALE; Nelson Cunha Guimarães, da Copasa; João Carlos de Melo, do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM); Francesco Reale, do Sindicato das Industrias de Ferro do Estado de Minas Gerais (SINDIFER). Participaram como convidados Célia Maria Brandão Fróes, Rúbia Santos Barbosa Mansur e Thiago Batista Campos, da Agência Peixe Vivo, Ricardo Galeno e Gilberto Tiepolo, da The Nature Conservancy (TNC).

Reunião do Conselho de Administração

Na mesma manhã (09/07), reuniram-se os membros do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo. A reunião, que antecedeu a Assembleia Geral, teve como objetivo avaliar a adesão da The Nature Conservancy (TNV) como associada da Agência Peixe Vivo. A proposta de adesão foi aprovada por unanimidade e encaminhada para aprovação da Assembleia Geral.

Participaram da reunião do Conselho de Administração da Agência Peixe Vivo Odorico Pereira de Araújo, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG); Luiz Cláudio de Castro Figueiredo, da VALE; Nelson Cunha Guimarães, da Copasa; Márcio Alvarenga Miranda, da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira; Valter Vilela Cunha, conselheiro independente; Jadir Silva de Oliveira, conselheiro independente; Célia Maria Brandão Fróes, Rúbia Santos Barbosa Mansur e Thiago Batista Campos da Agência Peixe Vivo, bem como os representantes da TNC da Ricardo Galeno e Gilberto Tiepolo.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Luiza Baggio