Turismo como aliado na proteção, educação e desenvolvimento regional é tema de webinário do CBH Rio das Velhas

13/12/2022 - 9:15

No próximo dia 15/12 (quinta-feira), a partir das 18h30, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promove o webinário ‘Passeando pelas águas na bacia do Rio das Velhas: o turismo como aliado na proteção, educação e desenvolvimento regional’, com transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.


O webinário tem o objetivo de promover a reflexão sobre o turismo enquanto aliado da proteção ambiental considerando as paisagens e a biodiversidade associadas, a promoção da consciência através de vivências na natureza e a dinamização de alternativas de desenvolvimento regional com base em uma economia não predatória. Vamos apresentar ao longo da Bacia do Rio das Velhas um panorama da oferta de atrativos turísticos e atividades relacionados ao contato com as águas, pessoas e serviços em cada região.

A discussão está em sintonia com o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas, presente em dois componentes:

  • A agenda estratégica branca, cuja ação classificada como urgente é a articulação do arranjo para implementação da meta “Pescar Nadar e Navegar” no trecho metropolitano do Rio das Velhas;
  • A agenda estratégica Azul, através do programa de ecoturismo, cuja meta é desenvolver a potencialidade turística associada aos recursos hídricos na bacia.

Confira a relação de palestrantes:

Abertura: Marcus Vinícius Polignano (secretário do CBH Rio das Velhas)


Tema 1: Conheça e Preserve: atrativos turísticos na bacia do Rio das Velhas

Rodrigo Rezende de Angelis (Designer, formado pela Escola de Design da UEMG, em 1999. Sócio Proprietário da Tanto Expresso Comunicação e Mobilização, diretor de comunicação dos comitês do Rio das Velhas, Rio São Francisco, Rio Pará e Rio Araguari. Canoísta e responsável pelos videodocumentários das Expedições do Rio das Velhas (2003, 2009, 2017) e Afluentes (2005, 2006, 2007). Idealizador do Instituto Caboclo D’Água, projeto que envolve Canoagem, Meio Ambiente, Turismo e Cultura Ribeirinha.)


Tema 2: O Potencial Turístico no Alto Rio das Velhas

Ronald de Carvalho Guerra – Roninho (Ambientalista e empresário. Proprietário da RPPN Fazenda Nascer – Centro de Convivência Ecológico, Vice-Presidente do Instituto Guaicuy. Canoísta nas Expedições do Rio das Velhas – 2003, 2009, 2017.)


Tema 3: Trilha Aquática no Rio Taquaraçu

Jânio de Lima Marques (Comerciante, formado em História pela UNI-BH, fundador e presidente do Consep Taquaraçu de Minas, fundador e presidente da Associação de Ecoturismo de Taquaraçu de Minas (Taquaraçu Ecotur), conselheiro do Subcomitê Rio Taquaraçu, membro da Defesa Civil de Taquaraçu de Minas, Canoísta e apaixonado pela Bacia do Rio Taquaraçu.)


Tema 4: As águas da Serra do Cabral e o turismo regional no Baixo Rio das Velhas

Irene Rodrigues (Bióloga, Gestora Ambiental. Proprietária da Êxito Consultoria Ambiental e da Agência de Turismo Êxitur. Secretaria do Circuito Turístico Serra do Cabral e membro do Subcomitê Rio Curimataí.)


Tema 5: O turismo como aliado na proteção, educação e desenvolvimento regional na bacia do Rio das Velhas

Jussara Rocha (Historiadora, especialista em Governança em Rede e Desenvolvimento Territorial, sócia e coordenadora de projetos na Raízes Desenvolvimento Sustentável. Há 26 anos, atua para criar soluções e facilitar projetos de impacto e aceleração do desenvolvimento territorial por meio do turismo e da economia criativa. De 2007 a 2011 foi Superintendente de Políticas de Turismo na Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais. Coordena projetos turísticos para o desenvolvimento territorial, o empoderamento social e gestão de redes empreendedoras em diversos estados do Brasil.)



Acesse o canal do CBH Rio das Velhas, no YouTube, e acompanhe!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social