Vem aí: lançamento da fase de obras do Programa de Conservação e Produção de Água, na bacia do Rio Maracujá

18/03/2024 - 13:30

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) vai realizar o lançamento da fase de obras do Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio Maracujá. O evento acontece no próximo dia 21, a partir das 10h, na Igreja Nossa Sra. de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. 


Na oportunidade, será apresentado o Projetos Básico e Executivo de ações de conservação do solo, controle de erosões, proteção dos cursos hídricos e conservação de estradas vicinais, além da metodologia utilizada na sugestão de intervenções e seus respectivos dimensionamentos para cada uma das 20 propriedades diagnosticadas. Além disso, serão apresentadas também intervenções propostas para recuperação de estradas vicinais externas às propriedades. O evento é destinado aos 20 produtores que fazem parte do projeto e também à toda comunidade da região.

A atividade conta com a parceria e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da Agência Peixe Vivo, bem como dos subcomitês de bacia Nascentes e Rio Itabirito.

Mais sobre o programa 

Lançado em 2021, o Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas consiste no desenvolvimento de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água nas sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Com duração de seis anos, o Programa atua em áreas definidas como prioritárias em complemento aos projetos hidroambientais que o Comitê já executa, sendo construído em parceria com os Subcomitês. Entre as principais ações, estão a adequação de estradas rurais, garantindo frenagem eficiente e combatendo o assoreamento de cursos d’água, a recuperação de pastagens, a regularização ambiental das propriedades rurais, a implantação de cercas de aceiros e o fornecimento de insumos de produção.

Além do Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas, figuram como sub-bacias selecionadas no Programa o Rio Ribeiro Bonito, no Médio-Alto, o Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Rio das Velhas, e o Córrego das Pedras, no Baixo.

O Programa de Conservação e Produção de Água da bacia do Rio das Velhas é integralmente financiado com recursos oriundos da Cobrança pelo uso da Água.


Saiba mais sobre o Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas:


Serviço:

Apresentação da fase de obras do Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio Maracujá
Data: 21/03/2024
Horário: 10h
Local: Igreja Nossa Sra. de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto


Leia mais: CBH Rio das Velhas lança programa de recuperação da bacia do Rio Maracujá


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social