Logo CBH Rio das Velhas

Balanço das ações de Educação Ambiental e Mobilização é destaque em reunião da Diretoria Ampliada

12/02/2026 - 15:58

Os membros da Diretoria Ampliada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participaram, na última quarta-feira (02), da primeira reunião ordinária deste ano. Vários assuntos foram discutidos, com destaque para um balanço do Programa de Mobilização Social e Educação Ambiental do colegiado.


Na primeira parte da reunião, a Diretoria discutiu duas solicitações enviadas por Subcomitês. Um dos pedidos veio de Várzea da Palma, onde um produtor rural do assentamento Correntes buscou ajuda do Subcomitê Guaicuí. “Ele é dono de uma propriedade, com 21 hectares, e capta água no Córrego Correntes para fazer irritação. Porém, este córrego está com volume de água muito baixo, chegando a secar durante parte do ano. Por isso, o produtor enviou ao IGAM [Instituto Mineiro de Gestão das Águas] um pedido de outorga para captação no Rio da Velhas, mas até hoje não conseguiu um retorno”, explicou Irene Rodrigues, mobilizadora social do território.

A pedido do Subcomitê Guaicuí, o CBH Rio das Velhas vai enviar um ofício ao IGAM para buscar mais informações a respeito do pedido de outorga, na busca por uma solução viável.

Já o Subcomitê Ribeirão Onça encaminhou um pedido ao CBH para buscar aprimorar o diálogo com a Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital). “Os Subcomitês do Onça e Arrudas têm relatado certa dificuldade em conseguir informações, junto à Sudecap, sobre obras ligadas a drenagem urbana e saneamento, e pedem que o Comitê busque formas de aprimorar o diálogo”, detalhou Dimas Corrêa, da Agência Peixe Vivo.

Diante da solicitação do Subcomitê, o presidente do CBH Rio das Velhas, Valter Vilela, pretende se reunir com o superintendente da Sudecap para repassar as demandas.

Mobilização e Educação Ambiental na bacia

Durante a reunião, a Diretoria Ampliada também discutiu o planejamento das ações para 2026, incluindo a proposta de realização de um Seminário sobre Segurança Hídrica. Um Grupo de Trabalho será montado para dar andamento à programação.

A TantoExpresso, responsável pelo Programa de Mobilização Social e Educação Ambiental do Comitê, adiantou o planejamento sobre alguns dos principais produtos do contrato, como a Semana Rio das Velhas, os Diálogos Regionais, os webinários do ‘Agosto: mês do conhecimento na bacia do Rio das Velhas’ e o Encontro de Subcomitês.



Na sequência, a empresa promoveu um balanço das ações de Educação Ambiental e Mobilização Social promovidas, com foco no ano de 2025. O Plano de Formação de Conselheiros e o Plano de Educação Ambiental (PEA) – construídos ao longo de 2023 e, em parte, sob execução da TantoExpresso – tiveram destaque. “Além das ações de maior visibilidade, como os principais eventos, ambos os instrumentos buscam fortalecer a formação e a educação na rotina das reuniões, especialmente dos Subcomitês”, destacou Luiz Ribeiro, coordenador do projeto.

Os indicadores quantitativos – número de atividades realizadas e pessoas atendidas – e qualitativos – avaliações de satisfação preenchidas pelo público – evidenciam o cumprimento das expectativas. “Das 92 reuniões que tínhamos como meta, realizamos 115. A gente tem indicadores para avaliar o alcance das ações e a eficácia do nosso trabalho, e os números mostram que conseguimos ultrapassar bastante o que era previsto”, complementa Karen Castelli, Coordenadora Geral do Programa de Mobilização Social e Educação Ambiental do Comitê.

Poliana Valgas, secretária-adjunta do CBH Rio das Velhas, finalizou a reunião reconhecendo o balanço. “Vemos que, mais do que um número extremamente satisfatório de iniciativas, tivemos ações de bastante qualidade, o que é ainda melhor. A Mobilização está trabalhando bastante para que o Comitê possa cumprir seu papel, e isso nos deixa bastante felizes”, concluiu.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Ribeiro
*Foto: João Alves