Comitê lança campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte

21/03/2022 - 10:35

Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) desenvolve uma campanha institucional de comunicação e mobilização social com o objetivo de visibilizar um tema de relevância para o contexto de proteção do rio, e que seja abraçado pela comunidade da bacia hidrográfica de forma geral.


Em março de 2022, completa-se dois anos que o Comitê e suas instâncias reduziram drasticamente a realização de atividades presenciais. Após um grande período de perdas, limitações, sacrifícios e resiliência, finalmente abre-se a perspectiva do retorno seguro do convívio e de ações que envolvem a mobilização social e educação ambiental nos territórios.

Com o objetivo de destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade urgente de incorporar a revitalização do Rio das Velhas na agenda político-institucional mineira, o Comitê lança a sua mais nova campanha institucional de comunicação e mobilização social: Rio das Velhas Eu Faço Parte.

O lançamento oficial da campanha acontece ao vivo na página oficial do Comitê no YouTube, nesta terça-feira (22), às 14h, com a participação de Poliana Valgas (presidenta do CBH Rio das Velhas e secretária de Meio Ambiente e Saneamento do município de Jequitibá), Ronald Guerra (conselheiro do CBH Rio das Velhas e dos Subcomitês Nascentes e Rio Itabirito, coordenador da CTPC – Câmara Técnica de Projetos e Controle), Procópio de Castro (conselheiro do CBH Rio das Velhas e dos Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata), e Rodrigo de Angelis (diretor de Comunicação do CBH Rio das Velhas – TantoExpresso).



Ainda sobre o selo da Campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte, em 24 de março o Comitê irá promover o Encontro com prefeitos e prefeitas da Bacia do Rio das Velhas: desafios, avanços e perspectivas, a partir das 9h, na Faculdade de Medicina da UFMG. Estes serão, contudo, apenas o pontapé para a campanha. Ao longo de todo o ano de 2022, outras ações e produtos (como vídeos, podcasts, reportagens, posicionamentos nas redes sociais, assessoria de imprensa, etc) serão desenvolvidos sob a identidade e objetivos da campanha, tendo como ápice a Semana Rio das Velhas, no aniversário do Comitê em 29 de junho.

Temas abordados na campanha

Revitalização Já

A busca por um Rio das Velhas mais saudável, para se nadar, pescar e navegar, já se tornou política pública. Hoje temos águas melhores do que há 20 anos, mas não devemos esquecer da nossa meta principal. É hora de a revitalização do Rio das Velhas – e todos seus afluentes – retornar à agenda política do nosso Estado!

Pela segurança de barragens!

Duas barragens de rejeitos inseridas no Alto Rio das Velhas – de onde vem a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte – se encontram no nível máximo de risco iminente. Qualquer eventual rompimento ali pode levar a Grande BH a um caos hídrico. Exigimos políticas de segurança e monitoramento contínuos a todas as estruturas de mineração inseridas na Bacia do Rio das Velhas e no estado!

Saneamento para todos

16 municípios de um total de 51 na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas não possuem coleta e nem tratamento de esgoto. O lixão é a destinação final de resíduos sólidos que predomina na Bacia: ocorre em 14 municípios (33% do total). Essa situação degradante tem que mudar!

Pela segurança hídrica na bacia!

Nos últimos 30 anos, o Rio das Velhas teve uma redução de 40% de superfície de água – foi a 7ª sub-bacia hidrográfica do Brasil que mais perdeu. Ano a ano, o rio que abastece mais da metade da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte tem registrado vazões cada vez mais baixas. Se você ainda quer ter água na torneira, pense nisso.


Confira as artes dos temas abordados na campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte: 


Veja também as ações de comunicação e o desenvolvimento da campanha na íntegra:


A vez do Dourado

A Campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte visa também valorizar o Dourado (Salminus franciscanus), eleito o símbolo da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, conforme Deliberação Normativa nº 05/2018 do Comitê. A espécie nativa da bacia indica a boa qualidade da água e é reconhecida pela população com peixe nobre, lutador e bravio.


O Dourado passou a integrar identidade visual do CBH Rio das Velhas, em 2020


Após a inserção do Dourado na logomarca do CBH em 2020, em substituição ao então peixe genérico presente, e da criação do Almanaque Jogos Ambientais em 2021, esse ano o Dourado ganhará ainda mais protagonismo. A ideia é que este símbolo se torne de fato um personagem da Bacia Hidrográfica, cujo nome deverá ser escolhido em votação pública nas redes sociais.


Confira a gravação completa da live, no canal oficial do CBH Rio das Velhas, no Youtube: 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro
Fotos: TantoExpresso