Em reunião extraordinária na última sexta-feira (12), os membros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) avaliaram o balanço das ações do “Programa continuado de comunicação e relacionamento, do Comitê”. Com o objetivo de direcionar um programa robusto de comunicação interna e externa ao CBH, o plano conta com serviços como consultoria e assessoria de imprensa, comunicação técnica em recursos hídricos, criação e produção editorial de publicações impressas e digitais, comunicação on-line e ações de divulgação presenciais.
O balanço procurou apresentar os principais indicadores da comunicação do período entre 2019 e 2024, bem como apresentar as mais relevantes ações realizadas nesses cinco anos.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Luiz Ribeiro, Coordenador de Comunicação da TantoExpresso, empresa responsável pela prestação de serviço de comunicação para o CBH Rio das Velhas, apresentou o balanço destacando alguns desses produtos, como a produção jornalística e a assessoria de imprensa, que, segundo ele, se complementam. “Uma das coisas em que a nossa comunicação é mais forte e que acaba fortalecendo outras estratégias e produtos no contrato é a produção jornalística. É partindo de uma produção jornalística forte que a gente consegue ter uma assessoria de imprensa muito eficiente e, também, uma atuação nas redes sociais forte e responsável. São inúmeros os assuntos que são pautas para comunicação: atuação do comitê e do subcomitê institucionalmente, características da bacia, fatores de pressão, potencialidades, belezas, história, cultura… Tudo isso com um caráter multimídia: jornalismo textual acompanhado de fotos, vídeos, documentos etc. São 200 matérias publicadas por ano em média no site do Comitê, que recebe mais de 65 mil visitas ao ano. Além disso, temos duas publicações que são impressas atualmente: a nossa Revista Velhas e o nosso Boletim Informativo trimestral”.
Ainda para Luiz, o trabalho de Assessoria de Imprensa, que parte deste conteúdo de qualidade, é fundamental para que o CBH Rio das Velhas e suas ações alcancem mais pessoas, dentro e fora da Bacia. “Outra fortaleza hoje do Comitê é a Assessoria de Imprensa. A partir da produção de matérias jornalísticas de qualidade, grandes veículos de imprensa têm contato com nosso conteúdo, se interessam e procuram a nossa assessoria, gerando uma exposição que leva a uma ampla repercussão, não só em Minas Gerais como também nacionalmente. Então, a Assessoria de Imprensa é uma estratégia forte que temos e que devemos sempre olhar com muito carinho com seus resultados” concluiu.
Redes Sociais
Amanda Baeta, especialista em marketing digital e redes sociais da TantoExpresso, apresentou um panorama sobre o alcance das redes sociais do Comitê. Amanda passou a integrar a equipe de comunicação com a missão de aumentar a eficiência das redes sociais, e os números responderam. “Quando cheguei para a equipe do CBH Rio das Velhas, a gente tinha alguns desafios, como o de, por exemplo, tornar essa mensagem mais ampla, mais palatável para o público, trazendo a linguagem do Comitê para as redes sociais de uma forma que fosse interessante para o engajamento. E os resultados hoje nos mostram que foram estratégias bastante assertivas. No Facebook, a gente passou de 4 mil curtidas para 36 mil curtidas. Vocês cresceram no Facebook 480%, um crescimento muito expressivo e muito acima das médias de mercado. Tão importante quanto a quantidade de postagens é a qualidade das postagens, pois isso nos ajuda a ter um engajamento acima da média: foram mais de 67 mil interações, o que é até mesmo superior ao número de seguidores que o Comitê tem”, celebra Amanda.
Foco na qualidade da equipe
Para Paulo Vilela, Diretor da TantoExpresso, os resultados se devem à qualidade da equipe responsável pela comunicação do CBH Rio das Velhas. “A gente fica muito focado nos produtos, mas eu gostaria de, publicamente, ressaltar e enaltecer a qualidade da nossa equipe e dos nossos profissionais. Eu queria evidenciar o comprometimento que a nossa equipe tem com o trabalho com o Rio das Velhas. Nos primeiros cinco anos a gente vê uma valorização interna do Comitê, das próprias pessoas, dos membros do CBH Rio das Velhas.
Atualmente, a gente conversa mais para fora, fazendo uma campanha de espectro amplo. Os produtos são reflexos desse comprometimento e da qualidade da equipe que é o maior investimento da empresa: nas pessoas que fazem a comunicação do Rio das Velhas”, finalizou.
Francisco de Assis, mais conhecido como Chiquinho de Assis, membro do Subcomitê Nascentes, da Diretoria Ampliada e da CTECOM, enalteceu o trabalho da comunicação, sempre presente nas ações do Comitê. “Eu vejo não só o material impresso, mas também vejo o resultado nas redes sociais, na cobertura com presença física, o que é raro nos outros CBHs. Aqui a gente vê as ações dos Subcomitês. No meu entendimento, alcance e interação é um foco muito importante para a gente chegar muito mais longe. A gente quer transcender esses muros e chegar em outras pessoas”, ressaltou.
Plano de Educação Ambiental
O Plano de Educação Ambiental (PEA), discutido amplamente no âmbito da CTECOM e outras instâncias, também foi objeto de revisão por parte dos membros da Câmara. Luiz Ribeiro apresentou algumas alterações acordadas na última reunião em que o plano foi discutido, especialmente as que versavam sobre os indicadores. “A gente definiu trabalhar dois aspectos como indicadores: primeiro, a gente estabeleceu indicadores de eficiência e de eficácia. Os indicadores de eficiência estão ligados fundamentalmente ao atingimento dos objetivos específicos que a gente estabeleceu no plano. Quanto aos indicadores de eficácia, seguem sendo relacionados ao cumprimento do número de atividades propostas, das pessoas diretamente atingidas e satisfação do público”.
Sérgio Leal, Coordenador da CTECOM e representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (FONASC-CBH), considerou satisfatório o plano apresentado. “Acho que está ótimo. Vocês foram bem objetivos, os indicadores estão claros. Agora temos um Plano de Educação Ambiental. Para mim está satisfatório”. Após as considerações dos demais membros, o PEA foi aprovado e segue para avaliação em plenário.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Fernando Piancastelli