Os membros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) reuniram-se, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (26), para discutir a programação e a metodologia do curso de formação para conselheiros que o colegiado está estruturando. O objetivo da capacitação é nivelar informações e orientar a atuação dos membros das instâncias que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e os seus Subcomitês.
O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, explicou que a reunião teve a finalidade de discutir a programação do curso. “Debatemos sobre a proposta do curso de formação de conselheiros dos Subcomitês e a metodologia da capacitação. Buscamos o equilíbrio entre o conteúdo e o custo para apresentarmos a proposta mais adequada ao Comitê. A ideia é que o curso abra a mente dos membros dos Subcomitês”, disse.
O grupo de trabalho que foi formado para detalhar a proposta da programação definiu seis pontos que o curso deve abordar: 1) aspecto histórico-institucional do CBH Rio das Velhas; 2) o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e outros atores; 3) Regimento Interno do CBH Rio das Velhas; 4) aspectos legais e instrumentos de gestão; 5) comunicação e mobilização e 6) análise e discussão de projetos hidroambientais já desenvolvidos no âmbito do CBH Rio das Velhas. Os membros da Câmara votaram, durante a videoconferência, sobre a metodologia e definiram que todos os conselheiros de todos os Subcomitês devem ser capacitados.
Além do presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos (prefeitura de Contagem), participaram Caroline Matos da Cruz Correia (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Márcio Sampaio (Vale), José de Castro Procópio (Associação de Desenvolvimento de Artes e Oficios), Amanda Amorim (Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté), Sofia Nunes (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Tereza Bernardes (Copasa), as representantes da Agência Peixe Vivo Rúbia Mansur (gerente de Integração) e Ohany Vasconcelos (analista ambiental) e a mobilizadora do CBH Rio das Velhas, Adriana Carvalho.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio