Denúncias de esgoto irregular são alvo de visita técnica do Subcomitê Poderoso Vermelho na comunidade Maquiné

18/03/2022 - 13:45

Na Comunidade Maquiné, moradores, servidores da Prefeitura de Sabará e membros do Subcomitê Poderoso Vermelho, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), discutiram a situação do Córrego Santo Antônio em Ravena, distrito de Sabará, na última terça-feira (15). O encontro teve como foco principal a carência no tratamento de esgoto e de água da região e os problemas decorrentes desse cenário. Ao final do encontro, moradores e mobilizadores verificaram as condições do curso d’água e dos poços artesianos executados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).


Os moradores presentes na reunião foram unânimes em afirmar que as águas do córrego Santo Antônio estão contaminadas, apesar do seu aspecto cristalino. Segundo eles, isso se deve ao descarte irregular de esgoto no córrego assim como à utilização inadequada de mais de 80 fossas sépticas distribuídas pelas residências da comunidade. Além disso, há dois poços artesianos perfurados pela Copasa que ainda não estão em funcionamento, deixando os moradores dependentes do consumo de água de cisternas ou do córrego Santo Antônio. Tudo isso tem gerado, além das doenças provenientes do esgoto sem tratamento despejado diretamente no córrego, conflitos entre os habitantes do local.

“O CBH Rio das Velhas fez mutirão de limpeza aqui, limpamos o rio. Estávamos brigando [com moradores que despejam esgoto no rio], mas isso não resolveu o problema. Vamos brigar agora é na justiça” conta a moradora Roseli Ferreira, que também afirmou que a água contaminada tem causado doenças nas crianças que entram no rio ou que bebem de sua água.

Diante disso, a coordenadora do Subcomitê Poderoso Vermelho, Regina Caminha, propôs a união dos moradores juntamente com a Prefeitura de Sabará e o Ministério Público para redigir um documento que expusesse todas essas questões. “Precisamos envolver o Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, porque as crianças estão sendo muito prejudicadas, e formar uma comissão técnica para fazer um diagnóstico completo da situação”, destacou Regina.

Comitê organiza ação conjunta

Rogério Tavares, analista da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas, disse que o encontro foi essencial para ouvir dos próprios moradores quais são as suas necessidades. “Ouvi-los foi muito importante para entendermos a realidade da comunidade. Eles têm dois poços da Copasa perfurados e não ativos, enquanto continuam a captar por conta própria água para abastecimento humano com contaminação por esgotos domésticos. O fato de estarem diretamente em contato com essa água e de um histórico de doenças ocasionadas por veiculação hídrica coloca em risco a saúde da comunidade. É muito importante que a questão socioambiental tenha projeção a fim de sensibilizar as autoridades para uma situação que vai além de um atendimento com fins lucrativos.”

Segundo ele, os próximos passos do CBH Rio das Velhas incluem a elaborar ação de um relatório da visita técnica e o planejamento de uma ação conjunta em prol da saúde dos moradores. “A comunidade vai promover um abaixo-assinado direcionado à Copasa para rever a situação dos poços artesianos e do tratamento da água. Nós, do CBH Rio das Velhas, vamos redigir o relatório da visita técnica, e a Prefeitura de Sabará também vai elaborar um documento. Vamos encaminhar tudo isso aos órgãos pertinentes e fazer uma ação conjunta de educação ambiental com foco na importância da manutenção das fossas sépticas e da qualidade da água”, finalizou.


Confira mais fotos da visita técnica:


UTE Poderoso Vermelho

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Alto Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 360,48 km2. Os principais rios são o Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.

Possui quatro Unidades de Conservação inseridas parcialmente em seu território, ocupando 4,65% de sua área total. Quanto à prioridade, 3% da área da UTE é considerada prioritária para conservação, por estar inserida na Área de Proteção Ambiental Carste de Lagoa Santa.

Inserida na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, embora tenha população consideravelmente menor que as UTEs Ribeirões Arrudas e Onça, a Unidade apresenta as mesmas deficiências na área de saneamento, sendo necessária a ampliação do tratamento de esgoto e destinação correta dos resíduos sólidos.

A UTE possui o Subcomitê Poderoso Vermelho, instituído em 13 de maio de 2015, composto pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. O objetivo do Subcomitê é promover a gestão compartilhada e participativa, promovendo o debate das questões hídricas em nível regional.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Leonardo Ramos
Fotos: Leonardo Ramos