Mesmo sem risco de desabastecimento, uso racional da água é essencial na RMBH

16/08/2021 - 11:59

O Rio das Velhas continua em estado de alerta por causa da sua baixa vazão. A situação é preocupante no distrito de Nova Lima, Honório Bicalho, onde a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) capta água para o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O alerta para o uso racional foi feito durante a reunião do Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), realizada no dia 13 de agosto, por videoconferência.

Não chove na RMBH há 75 dias. Desde 28 de julho de 2021, o Rio das Velhas se encontra em estado de alerta. O rio responde por cerca de 60% do abastecimento da região. O Sistema Paraopeba praticamente atende ao restante e opera atualmente com 80,5% de capacidade, segundo dados da Copasa. Já os municípios de Rio Acima, Raposos e Nova Lima dependem 100% da água do Rio das Velhas para o abastecimento da população.

A vazão do Rio das Velhas se encontra em estado crítico. Nos últimos sete dias, a média foi de 9,5 m3/s em Nova Lima. Abaixo da captação da Copasa, sobram em média 3,6 m3/s de rio. É hora de todos – empresas, municípios, companhias de saneamento e população – termos consciência da importância do uso racional para manter o Rio das Velhas correndo.”
Poliana Valgas, presidente do CBH Velhas

O vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Renato Junio Constâncio, representante da Cemig no Convazão, alertou que este é um dos piores períodos de estiagem da história. “Ainda que haja uma atuação conjunta do Convazão, a condição de escassez hídrica do ano de 2021 traz uma condição especial, que requer cuidado. As chuvas devem voltar somente em outubro e até lá precisamos de muita atenção”, afirmou.

O Convazão decidiu manter o sistema integrado da forma como está, com as defluências e captações atuais. O Grupo tem se reunido semanalmente para alinhar ações emergenciais para a regularização da vazão do Rio das Velhas, com o objetivo de manter o direito de acesso de todos aos recursos hídricos, com prioridade para o abastecimento público e a manutenção dos seus ecossistemas.

O representante da Copasa, Nelson Guimarães, disse que a companhia mantém a redução na captação em Nova Lima. “Reduzimos a captação em 500 l/s para a produção de água para abastecer a RMBH e como a vazão continua baixa vamos manter a redução. Também estamos conscientizando a população sobre a importância do uso racional da água, apesar de não haver risco de desabastecimento para o momento, visto que o volume dos reservatórios do sistema Paraopeba é satisfatório” declarou.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio