Momento Rio das Velhas – Mineração na Serra do Curral: passivos, novas ameaças e a luta pelo tombamento

28/03/2022 - 15:55

Após décadas de atividades que deixaram grande parte da Serra do Curral praticamente irreconhecível, a mineração voltou a ameaçar este que é o principal cartão postal da capital mineira.


Isso após o pedido para a extração de minério de ferro na Mina Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte, que foi tema de uma reunião na última sexta-feira (25) do Copam (Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental).

Diante das polêmicas do projeto e críticas de ambientalistas, os conselheiros pediram vista sobre a aprovação ou não e o tema pode voltar nos próximos encontros do órgão.

O projeto da empresa Taquaril pode retirar 1 bilhão de toneladas de minério de ferro do local e entra em contradição com o processo de tombamento da serra, já iniciado.

Para falar sobre as ameaças da mineração na região da Serra do Curral, a convidada do podcast Momento Rio das Velhas é Jeanine Oliveira, ambientalista, integrante do Subcomitê Ribeirão Arrudas e do Projeto Manuelzão. Neste programa, Jeanine apresenta o histórico de mineração na Serra do Curral, detalhando os antigos empreendimentos, os passivos deixados e os acordos não cumpridos para recuperação ambiental da área, assim como o que tem impedido ou protelado o tombamento deste importante patrimônio de Minas Gerais.


Ouça!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra