Momento Rio das Velhas: Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça

12/08/2021 - 11:16

A implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça, planejado para ser um dos maiores parques de Belo Horizonte e a apenas 10 minutos do centro da capital, vai ganhando forma com a ajuda dos próprios moradores.

Em uma das regiões da cidade com menor índice de qualidade de vida, o cotidiano difícil dos moradores que vivem na parte baixa do ribeirão não tirou deles a vontade de acreditar que essa realidade pode ser diferente.

Em 2015, com apoio do Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra), do Movimento Deixa o Onça Beber Água Limpa e prefeitura, foi elaborada uma proposta de parque que prevê áreas de preservação e conservação, agricultura urbana, prática esportiva, interação com a natureza, gestão participativa e muito mais.

Para falar sobre a importância do Parque Ciliar Comunitário, não só para a região do baixo Onça, mas para a cidade de Belo Horizonte de forma geral, os convidados do nosso podcast são Itamar de Paula, presidente do Comupra e morador da região, e Carla Wstane, colaboradora do Comupra, do Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa e integrante do Subcomitê Ribeirão Onça. Dê o play!


Durante a Semana Rio das Velhas de 2021, o Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça foi apresentado e discutido com o poder público, integrantes dos Subcomitês do CBH Rio das Velhas, ambientalistas, sociedade civil e moradores das regiões que serão atendidas. Na oportunidade, moradoras do baixo Onça e integrantes do Comupra fizeram a leitura coletiva do documento de Reafirmação do Compromisso pelo parque ciliar.

 Assista:

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro