Revista Velhas nº 18: O Homem de Lagoa Santa

03/04/2024 - 10:00

Longa-metragem sobre a trajetória do paleontólogo dinamarquês Peter Lund é lançado após 21 anos


Mais de duas décadas depois do seu início, foi lançado enfim este ano o longa-metragem O Homem de Lagoa Santa. O “docudrama”, roteirizado e dirigido pelo diretor Renato Menezes, reproduz a trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que fez extraordinárias escavações em grutas calcárias no vale do Rio das Velhas e cujas pesquisas abriram caminho para Charles Darwin dar prosseguimento à teoria da Origem das Espécies.

Misto de obra ficcional e documentário, o filme gira em torno de uma expedição botânica que Peter Lund  realizou ao interior do Brasil, em 1833, e seu encontro repentino com o também dinamarquês Peter Claussen e o norueguês Brandt, portando uma amostra de ossos fósseis encontrados em rochas calcárias da região de  Lagoa Santa. Lund acreditava que esses fósseis poderiam ter sido contemporâneos dos animais da Megafauna que há muito tempo pesquisadores acreditavam estarem extintos durante o dilúvio da Arca de Noé.

Longa-metragem foi roteirizado e dirigido pelo belo-horizontino Renato Menezes, falecido em 2014.

Lund percebe suas convicções científicas, amalgamadas em anos de estudos ao lado de George Cuvier, fundador da paleontologia, caírem por terra com a descoberta, em 1840, do “Homem de Lagoa Santa”, o hominídeo mais antigo da América do Sul. O achado inaugurou o debate e as contradições entre ciência e religião, que colocava em xeque a teoria cristã de que o dilúvio havia dizimado todos os seres vivos na Terra. A teoria de Lund, porém, só chegou a ser confirmada muito tempo depois, em 2002, com base em análises das ossadas.

O diretor do longa, o belo-horizontino Renato Menezes, foi um apaixonado pela história de Lagoa Santa e admirador confesso de Peter Lund, interpretado nas cenas ficcionais do filme pelo ator Chico Aníbal. Depois de muitos anos de trabalho e persistência, Menezes concluiu em 2013 a produção do filme, mas faleceu em 2014, de maneira inesperada e repentina. Antes disso, felizmente, ele chegou a realizar o sonho de exibir o filme em Lagoa Santa para uma plateia de 300 pessoas que lotaram o auditório da Escola Municipal Dr. Lund.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Ângela Azevedo