Subcomitês se reúnem com Prefeitura de Sabará para articular ações turísticas e hídricas

11/04/2023 - 12:05

A articulação, a mobilização e o diálogo são processos importantíssimos para que projetos tomem forma e ganhem apoio de lideranças e representantes. Por isso, na última quarta-feira (5), os Subcomitês Poderoso Vermelho e Ribeirões Caeté-Sabará, junto a lideranças locais, estiveram em uma reunião com o Prefeito de Sabará, Wander José Goddard Borges (PSB). A trilha ecológica do Mosteiro de Macaúbas e o abastecimento da comunidade de Maquiné foram pautas tratadas.


Trilha Ecológica entre Santa Luzia e Caeté

Em elaboração desde 2021, a trilha ecológica que ligará o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, à Serra da Piedade, em Caeté, está ganhando forma. Representantes dos Subcomitês Poderoso Vermelho e Ribeirões Caeté-Sabará estiveram com o prefeito de Sabará, Wander Goddard, para reafirmar o compromisso de criação da atração turística.

De acordo com o mobilizador local, Rogério Tavares, em breve, com a criação da unidade de conservação da região de Pedra Rachada, alguns trabalhos precisarão ser feitos, inclusive com a prefeitura de Caeté. “Futuramente, haverá demandas de capacitação, sinalização da trilha, exploração de oportunidades e articulação com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para a construção da passarela na BR-381, um trecho bastante perigoso”, explicou Rogério ao prefeito.

A trilha ecológica tem como objetivo valorizar o turismo local, sensibilizar a população e unir dois ecossistemas, o Refúgio de Vida Silvestre Estadual de Macaúbas e o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade, que possibilitam práticas esportivas, recreação e contato único com a natureza.

O Mosteiro de Macaúbas, localizado em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), possui mais de 300 anos e abrigou uma das primeiras escolas para mulheres de Minas Gerais. Próximo ao mosteiro, se encontra a Serra da Piedade e o seu Santuário Basílica. A serra, que possui mais de 1746 metros de altitude, é uma excelente opção para quem procura tranquilidade e lazer. Em seu topo, com uma visão panorâmica de 360º, é possível ver diversas cidades da região.
O prefeito reafirmou o compromisso que possui com a trilha e o Subcomitê a partir da criação da Unidade de Conservação da Região de Pedra Rachada, projeto que já possui estudos com resultados e está em produção.


Confira mais fotos da reunião:


Abastecimento de água da comunidade de Maquiné

Durante a reunião, o abastecimento de água da comunidade de Maquiné também foi discutido. De acordo com representantes locais, o fornecimento de água não atende a demanda da comunidade, sendo que há dois poços artesianos desativados que foram criados para atender a cidade de Ravena, mas que após algum tempo foram descontinuados por não abastecerem suficientemente a região.

Os articuladores do Subcomitê Poderoso Vermelho esperam que esses dois poços sejam pleiteados com a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e doados à comunidade. O prefeito de Sabará, Wander Goddard, afirmou a necessidade de haver espírito coletivo e iniciativa de ambas as partes, tanto da prefeitura quanto da comunidade. “É importante vocês comunicarem. Identificar onde estão esses poços, da região tal, ponto de referência, qual é geoprocessamento, que tentaremos dar andamento”, afirmou Wander.

A relação conflituosa entre a comunidade de Maquiné e o abastecimento e qualidade da água são antigos. Em maio do ano passado, servidores de Sabará, membros do Subcomitê Poderoso Vermelho e moradores da comunidade discutiram a situação do córrego Santo Antônio em Ravena, que apesar do aspecto limpo, a água está contaminada pelo descarte irregular de esgoto no córrego.

Na ocasião, lideranças locais, com apoio do Subcomitê, fizeram um mutirão de limpeza no riacho, mas essa ação não resolveu o problema. Uma solução viável seria a utilização desses dois poços artesianos que estão na região de Ravena.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: João Alves