Trilha ecológica unirá preservação e turismo na UTE Poderoso Vermelho

19/11/2021 - 15:40

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária para lá de reconhecida. Com o objetivo de valorizar o território e sensibilizar a população sobre a importância de preservar, o Subcomitê Poderoso Vermelho, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), desenha uma trilha ecológica que ligará o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, localizado em Santa Luzia, à Serra da Piedade, no município vizinho, Caeté. A trilha ecológica promoverá o desenvolvimento sustentável, pautado na proteção dos recursos naturais.

Conhecer o Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma experiência única. Com mais de 300 anos de existência, o prédio histórico abrigou uma das primeiras escolas femininas de Minas Gerais. Lá se encontram também, ainda nos dias atuais, 13 freiras que vivem em clausura. Além disso, o Mosteiro se encontra a poucos metros da calha do Rio das Velhas e possui uma nascente protegida em seu terreno.

Próximo do Mosteiro se encontra a Serra da Piedade e o seu Santuário Basílica. Com 1746 metros de altitude, a serra é ideal para quem procura tranquilidade e um local para reflexão. Em seu topo é possível ter uma vista panorâmica de 360º, desde a Serra do Espinhaço e da bacia do Rio das Velhas (Lagoa Santa) ao norte, Belo Horizonte ao poente, e boa parte do Quadrilátero Ferrífero ao sul, incluindo a Serra do Caraça. Em dias claros, é possível ainda ver outras cidades: Caeté, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano, todas pertencentes a bacia do Rio das Velhas.

O membro do Subcomitê Poderoso Vermelho, André Portugal, representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), explica que além de unir estas importantes regiões religiosas e históricas, a trilha se torna um elo entre duas importantes unidades de conservação. “A trilha ecológica unirá o Refúgio de Vida Silvestre Estadual de Macaúbas e o Monumento Natural Estadual Serra da Piedade”, afirmou.

A coordenadora-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, Regina Caminha, explica que a trilha ecológica permitirá a interação com o ecossistema da região, além de estimular o público a refletir sobre a importância da conservação ambiental. “A trilha vai promover o lazer, a recreação e as práticas esportivas em contato com a natureza, sensibilizando a população a cuidar da região”, disse.

Regina Caminha, coordenadora-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho

Regina Caminha acrescentou ainda que, no mês de outubro, os membros do Subcomitê Poderoso Vermelho fizeram uma pesquisa de campo para definir o caminho da trilha ecológica. “Fizemos a exploração inicial de carro do Mosteiro até Ravena para desenhar o trajeto. Agora precisamos fechar o caminho de Ravena até a Serra da Piedade. A trilha ecológica é um trabalho lindo, quase um sonho sendo realizado, que estamos desenvolvendo para preservar o nosso território”, finalizou.

Marcelo Bastos, um dos membros do Subcomitê envolvidos com a trilha ecológica, falou sobre o que já foi feito e os próximos passos para consolidar a trilha. “Com as parcerias que vem sendo criadas ao longo dessa caminhada coletiva, concluiremos em breve a primeira etapa que é a definição da marca e do caminho principal. Posteriormente, trabalharemos na estruturação de atividades de receptividade de turismo de inclusão como as de apoio, segurança, alimentação, hospedagem e outras, criando assim a oportunidade da inserção social de moradores e comunidades ao longo do percurso”, acrescentou.


Veja fotos do Mosteiro de Macaúbas e região da Serra da Piedade

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Bianca Aun e Fernando Piancastelli