Movimento contra a Barragem no Rio das Velhas

05/03/2010 - 4:01

Em 2009 a CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – apresentou os projetos de cinco grandes barragens vinculadas à transposição do Rio São Francisco, uma delas na calha do Rio das Velhas. No dia 24 de maio de 2010, em consulta pública realizada pelo CBH-Velhas em Senhora da Glória, distrito de Santo Hipólito/MG, toda comunidade presente manifestou-se contra a barragem.

Em reunião realizada em 10 de fevereiro de 2010, a Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH-Velhas aprovou por unanimidade deliberação CBH-Velhas 01/2010 que restringe a implantação de barramentos em sua calha, no trecho depois de Belo Horizonte até a foz do Rio das Velhas no Rio São Francisco (faça o download da deliberação). Esta aprovação do Comitê foi baseada em estudos de especialistas que mostraram a incoerência ambiental dessa obra e os riscos que representa para a recuperação do Rio das velhas e para a saúde da população que utiliza de suas águas. Essa Deliberação do CBH-Velhas foi aprovada em 23 de junho de 2010 pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH reafirmando a posição contrária de Minas Gerais.

Os estudos realizados pelo CBH-Velhas demonstraram os grandes impactos negativos que essa obra causaria à qualidade das águas e aos peixes e também o potencial de que haja, a partir do reservatório, uma grande “exportação” de cianobactérias (algas prejudiciais à saúde humana) para todo o Rio São Francisco, colocando em risco a saúde das comunidades que utilizam suas águas para abastecimento humano, recreação, agropecuária e pesca.

Para fortalecer essa luta e impedir a construção da barragem, o CBH-Velhas, o Projeto Manuelzão, os Municípios e entidades atuantes na região e os produtores e trabalhadores rurais estão lançando o Movimento contra a Barragem no Rio das Velhas.

A participação de todos e fundamental para continuarmos com a Revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas, defendendo e apoiando as comunidades e fortalecermos o Patrimônio Cultural da região.


contra a barragem no velhas senhora da gloriamovimento contra a barragem no rio das velhas em senhora da gloriaCONFIRA O CONTEÚDO PRODUZIDO DURANTE O EVENTO DE LANÇAMENTO DO MOVIMENTO CONTRA A BARRAGEM EM SENHORA DA GLÓRIA




DELIBERAÇÃO NORMATIVA CBH-VELHAS Nº 01, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010, que “Aprova e incorpora ao
Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas os estudos que indicam a
restrição de uso de recursos hídricos para barramentos em trecho da calha do Rio das Velhas.”


ESTUDO SOBRE INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA ÁGUA DECORRENTE DA IMPLANTAÇÃO
DA BARRAGEM DE SANTO HIPÓLITO, RIO DAS VELHAS-MG – (2009)

Eduardo Von Sperling – Engenheiro Civil e Sanitarista
(Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG )


ICTIOFAUNA DO RIO DAS VELHAS: REVITALIZAÇÃO, BARRAGENS E CONEXÕES COM O RIO SÃO FRANCISCO – (2010)
Dr. Paulo do Santos Pompeu (Universidade Federal de Lavras)
e MSc. Carlos Bernardo Mascarenhas (UFMG, Nuvelhas, Proj. Manuelzão)


ESTUDO SOBRE A PROPOSTA DE BARRAMENTOS NO RIO DAS VELHAS EMITIDO PELA CODEVASF – (2008)
Desenvolvido por Sergio Menin para o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas.