Boletim Informativo CBH Rio das Velhas – 4ª edição (Julho, agosto e setembro / 2015)

01/07/2015 - 15:46

Editorial

No mês de julho o CBH Rio das Velhas realiza mais uma edição da Semana do Rio das Velhas, desta vez em Itabirito, entre os dias 01 e 04 de julho. Diante do cenário atual, a temática não poderia ser outra, senão a crise hídrica. O evento vem com a proposta de discutir a cultura da escassez, isto é, qual foi o modelo que levou à crise hídrica vivenciada hoje.

Um dos eventos que compõem a Semana é o V Encontro de Submitês. Realizado anualmente, o Encontro tem o objetivo de fortaceler a atuação dos subcomitês que pertencem à Bacia do Rio das Velhas, através do aprimoramento da gestão do Comitê. Contamos com a participação de todos os coordenadores de subcomitês e demais atores envolvidos.

Haverá também a capacitação dos participantes do projeto Amigos do Rio. Trata-se de 20 pessoas selecionadas para colaborar com o monitoramento das águas do Rio das Velhas, através de um contato direto com o Comitê. Com este projeto, já em andamento, a expectativa é que consigamos monitorar a qualidade do Rio através da Biodiversidade.

Encerrando a Semana, no sábado será realizado o FestiVelhas, com o objetivo de apresentar a cultura pertencente à Bacia do Rio das Velhas, valorizando os artistas regionais. Com uma programação extensa e diversificada, o evento será realizado durante o dia todo no Parque Ecológico de Itabirito, aberto ao público, numa parceria com o Projeto Manuelzão UFMG e a Prefeitura de Itabirito.

A expectativa do Comitê é que a Semana do Rio das Velhas colabore para a troca de experiências e problemas vivenciados na Bacia, assim como  fortaleça o sentimento de pertencimento e comprometimento de todos para  manter o Rio das Velhas vivo com a qualidade e quantidade de água,  fortalecendo o Comitê de Bacia e a participação na gestão das águas.

Marcus Vinícius Polignano
Presidente CBH Rio das Velhas

 

Leia a versão digital do Informativo

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br