CTOC analisa pedido de outorga para o Córrego Barreiro

23/11/2016 - 17:06

A Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se para analisar o processo de outorga n° 25.176/2014 referente à canalização e retificação no Córrego Barreiro, na Avenida Niemeyer, distrito de Justinópolis, solicitado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves. A reunião aconteceu no dia 22 de novembro, na sede do Comitê, em Belo Horizonte.

De acordo com o parecer da Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram), ao longo do Córrego Barreiro são registrados problemas como lançamento de efluentes líquidos, leito assoreado, existência de entulhos de construção em seu leito. As águas do Córrego do Barreiro encontram-se intensamente poluídas.

Para solucionar estes problemas, a intervenção propõe a implantação de uma calha de concreto que consiste na conversão de um pulso pluviométrico em vazão, por meio sintético, através de um modelo calibrado pelas características da Bacia. A intervenção já tem trechos com obra executada em caráter emergencial sem a devida regularização ambiental.

Os membros da CTOC marcaram uma visita técnica na região do Córrego Barreiro para o dia 01/12 (quinta-feira).

Veja fotos da reunião

montagemctoc

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br