Estudantes conhecem mais sobre a Bacia no terceiro dia da Semana Rio das Velhas

29/06/2023 - 11:25

A Semana do Rio das Velhas, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), chegou ao seu terceiro dia de programação, dessa vez, em Curvelo, cidade há 160 km de Belo Horizonte. A Semana do Rio das Velhas é uma ação comemorativa pelos 25 anos de atuação do Comitê frente aos desafios, potencialidades e realidade da Bacia Hidrográfica.


O terceiro dia de programação contou com a participação em massa de estudantes e professores da rede municipal e federal da cidade de Curvelo. A Exposição itinerante ‘Rio das Velhas, eu Faço Parte’, exposta no jardim de entrada do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) campus Curvelo, recebeu escolas da região urbana e rural da cidade, atraindo mais de 400 alunos de diversas idades.

Os amigos e alunos do quinto ano da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, Wallace, Ulisses e David, ambos de 10 anos, comentaram com entusiasmo todos os aprendizados que a exposição trouxe para eles e os colegas. “Eu não conhecia nada sobre o Rio das Velhas, mas, com toda certeza, assim que chegar em casa, vou contar tudo pra minha mãe, falar que eu estive em um lugar muito legal”, comentou o aluno Wallace. Para Ulisses, o totem sobre a quantidade de água potável para produzir produtos do cotidiano o marcou, pois “é muita água para uma quantidade muito pequena de coisas”. Já o terceiro amigo, o David, anotou tudo que as monitoras disseram. Segundo ele, as anotações feitas durante a exposição serão compartilhadas com outros colegas de sala. “Vou levar todas as anotações para aula, para eles saberem a importância do rio”, afirmou David.

A diretora da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, Helenice Paixão Amarante, comentou o entusiasmo dos alunos e compartilhou uma história curiosa. “Ontem, terça-feira, um aluno chegou para mim e perguntou se poderia levar um anzol. Eu o questionei o porquê e ele me respondeu, ‘Nós não vamos conhecer o Rio das Velhas professora?’. Então, apenas com essa pergunta, você consegue perceber o entusiasmo e a ansiedade deles”, contou Helenice.

Ainda sobre a importância deste tipo de ação, a diretora Helenice conta que a maioria de seus alunos são da zona rural e não possui acesso ao rio, seja como lazer ou como conhecimento – sendo assim, a exposição é uma oportunidade de aprender se divertindo.

Ao longo de todo o dia, mais de 400 alunos passaram pelos dez totens com informações sobre o Rio das Velhas, o Ciclo da Água, Resíduos e Reciclagem. Alunos e professores receberam materiais educativos, adesivos, informativos, revistas, almanaques e chapéus do CBH Rio das Velhas.


Confira mais fotos do terceiro dia da Semana 2023:


Diálogos Regionais: Subcomitês do Médio-Baixo e Baixo Rio das Velhas

Como parte da programação, durante a tarde, membros dos Subcomitês e parceiros se reuniram para debater ações de curto, médio e longo prazo, além de avaliar o cenário atual das Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs).

A coordenadora do Subcomitê Rio Cipó, Carolina Noronha, diz estar extremamente feliz e contemplada com a oportunidade de debater e dividir experiências com outros Subcomitês do Médio-Baixo e Baixo Rio das Velhas. “Temos a oportunidade de pensar a bacia em diferentes escalas. Esse pensamento nos ajuda a entender o território, planejar ações e priorizar demandas. Então, o encontro foi muito produtivo, já que além de discutir, demos continuidade ao planejamento iniciado no primeiro encontro de coordenadores dos Subcomitês do Rio das Velhas”, explicou a coordenadora.

Dentro das pautas debatidas, estão o Programa de Capacitação sobre Licenciamento, grupos de trabalhos para tratar ações prioritárias e de grandes ameaças, e o Seminário das Águas.

Programação continua

Após passar por Ouro Preto (26), Confins (27) e Curvelo (28), a programação da Semana do Rio das Velhas chega ao ponto alto nesta quinta feira, 29 de junho, Dia do Rio das Velhas, quando o Comitê completa 25 anos de atuação. Uma plenária comemorativa, com a presença de várias pessoas que ajudaram a construir a história deste CBH singular, marca a celebração. O encerramento será em Várzea da Palma nesta sexta-feira (30). Uma barqueata percorrerá o encontro das águas entre o Velhas e o rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves