O Subcomitê Águas do Gandarela realizou a primeira reunião ordinária, na quinta – feira (03), na Casa de Gentil, em Raposos.

No encontro, o coordenador-geral, Glauco Gonçalves, ressaltou a importância do Subcomitê na região. “A presença do Subcomitê possibilita um espaço para discussão entre os atores envolvidos na bacia além de ser o local para expor os interesses diversos na região”, concluiu.

A representante da Prefeitura de Raposos, Zélia relatou a situação do plano municipal de saneamento básico da UTE Águas do Gandarela.

Na reunião foi apresentado aos presentes o projeto de recuperação do Córrego Viana que foi aprovado na Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC), por meio do Chamamento Público.

Casa de Gentil

A Casa de Gentil é um espaço de convívio e de culturas que foi idealizado e organizado por voluntários. O objetivo principal é de contribuir para o empoderamento e desenvolvimento social da comunidade através de oficinas, eventos e ações que promovam o convívio e a valorização da cultura.

A Casa foi fundada em 1º de setembro de 2012 e recebe o nome Casa de Gentil em homenagem ao Sr. Gentil Lúcio, raposense que em 1966 reergueu a Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário.

0001

A mineração em Raposos

O coordenador-geral chamou atenção dos presentes sobre a mineração e a barragem de rejeitos Mundo Mineração que está situada na UTE Águas do Gandarela. Além disso, Glauco alertou sobre uma mineração irregular de ouro que acontece na calha da Bacia do Rio das Velhas.

 montagem_mineracaoouro
Mineração de ouro na calha do Rio das Velhas – Raposos (MG)

Mapa das barragens do Alto Rio das Velhas

BARRAMENTOS_CNB_DNPM

Finalizando a reunião, Glauco apresentou os impactos da lama de rejeitos na Bacia do Rio Doce.

A equipe de mobilização apresentou a Expedição do Projeto Manuelzão na Bacia do Rio Doce e falou sobre a demanda do Comitê por meio da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC), que solicite das mineradoras um documento que relate a atual situação das barragens evidenciando o processo de licenciamento, os procedimentos de segurança, a capacidade da barragem, composição do rejeito e o plano de contingência.

Veja as fotos da reunião

A próxima reunião do Subcomitê Águas do Gandarela foi agendada para o dia 04 de fevereiro de 2015.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br