Assista na íntegra aos webinários da Semana Rio das Velhas 2020

06/07/2020 - 10:33

Mais de 1.400 pessoas participaram ao vivo, nas plataformas YouTube e Facebook, das transmissões dos webinários que Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveu em comemoração à Semana Rio das Velhas 2020, entre 29 de junho e 1º de julho.


Especialistas de diferentes áreas da bacia hidrográfica falaram sobre os desafios que a pandemia e a necessidade de isolamento social têm imposto às questões sanitárias, à educação ambiental e mobilização social no território, bem como à comunicação e participação social em esferas colegiadas.

Se você não pôde assistir, não há problema. Cada um dos três vídeos continuam disponíveis nas páginas oficiais do CBH Rio das Velhas no YouTube e Facebook. Confira!


Tema 1:
Água, saúde e saneamento em tempos de Covid-19 na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Convidados:

Marcus Vinícius Polignano
Presidente do CBH Rio das Velhas e Coordenador do Projeto Manuelzão;

Carlos Chernicharo
Professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG. Atualmente é coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis;

Vitor Carvalho Queiroz
Engenheiro civil e mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela UFMG. Possui experiência, principalmente, com políticas públicas e gestão de saneamento e recursos hídricos. Atualmente é diretor da empresa HIDROBR.

Mediação: Heloísa França Cavalieri
Bióloga, especialista em engenharia ambiental e meio ambiente aplicado, mestre em engenharia ambiental. Gerente técnica do SAAE de Itabirito. Conselheira dos CBHs do Rio das Velhas e do Rio São Francisco e do Subcomitê do Rio Itabirito.


Tema 2:
Mobilização e Educação Ambiental tendo em vista o isolamento social na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Convidados:

Maria Luísa Lelis Moreira
Psicóloga social e ambiental, moradora do Baixo Onça, colaboradora do COMUPRA, integrante do Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, conselheira do Subcomitê Ribeirão Onça e do CBH Rio das Velhas. É também assessora parlamentar do vereador Edmar Branco;

Inês de Oliveira Noronha
Drª em Educação Ambiental, diplomada em Arqueologia e Patrimônio e coordenadora da empresa Socioambiental Projetos.

Mediação: Francisco Rubió
Médico, professor da Faculdade de Medicina da UFMG e colaborador da equipe de educação ambiental e mobilização social do CBH Rio das Velhas


Tema 3:
Comunicação e participação social em tempos de isolamento

Convidados:

Procópio de Castro
Conselheiro do CBH Rio das Velhas, Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata e Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Gustavo Nolasco
Jornalista e Coordenador de Comunicação do Observatório de Leis Ambientais (Lei.A – Conhecimento e Ação pelo Meio Ambiente)

Mediação: Luiz Ribeiro
Jornalista e Coordenador de Comunicação CBH Rio das Velhas / TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro