Senhora da Glória celebra suas tradições e dá um grito contra a barragem no Rio das Velhas

31/08/2010 - 17:15

movimento contra a barragem no rio das velhasEntre os dias 10 e 17 de agosto de 2010, a comunidade de Senhora da Glória, situada às margens do Rio das Velhas no município de Santo Hipólito, foi palco de uma importante manifestação que reuniu políticos e a população local para discutir e celebrar a história, a cultura e o meio ambiente na região.

O evento, ao mesmo tempo que resgatou as tradições da festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, como o culto religioso e as manifestações da cultura local, também marcou o lançamento do Movimento Contra a Barragem no Rio das Velhas.

marca movimento contra a barragem no rio das velhas

trupe gaia no movimento contra a barragemO evento teve apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH Velhas e do Projeto Manuelzão, que contribuíram na organização com recursos humanos e infra-estrutura.

Durante os 7 dias, diversas atividades foram realizadas, como as oficinas de arte para as crianças, os rituais e a festa religiosa, a cavalgada e as competições de Argolinha, as Pastorinhas etrupe gaia no movimento contra a barragem a Folia de reis, os shows de forró e cantoria, exibição de cinema, além de outras atrações culturais e de educação ambiental. 

Meta 2014 e Movimento Contra a Barragem no Rio das Velhas.

No dia 14, ocorreu a esperada natação no Rio das Velhas, quando Aécio Neves, Antônio Anastasia e outras lideranças políticas importantes mergulharam no rio junto com membros do CBH Velhas, Coordenadores do Projeto Manuezão e a população local. O ato foi realizado para comemorar a melhoria na qualidade das águas do Rio das Velhas nos últimos anos, além de oficializar o lançamento da Meta 2014 e do Movimento Contra a Barragem no Rio das Velhas.

evento contra a barragem no rio das velhas

SAIBA MAIS:

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO.

VEJA TODOS OS VÍDEOS PRODUZIDOS DURANTE O EVENTO NO YOUTUBE DO CBH VELHAS.

ACESSE OS CONTEÚDOS ADICIONADOS NA REDE RIO DAS VELHAS.

LEIA MAIS SOBRE A QUESTÃO DA BARRAGEM

LEIA MAIS SOBRE A FESTA RELIGIOSA

LEIA MAIS SOBRE A NATAÇÃO NO RIO DAS VELHAS

LEIA MAIS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM SENHORA DA GLÓRIA

peixinhos

Confira vídeos sobre o lançamento do Movimento contra a Barragem no Rio das Velhas e a Festa em Senhora da Glória. Veja todos os vídeos clicando aqui.

Rogério Sepúlveda fala sobre o histórico e as perspectivas para Movimento Contra a Barragem no Rio das Velhas


Sr. Antônio Rubens fala sobre o projeto de  construção da barragem que pode inundar as tradições e a história de Senhora da Glória.


Trabalho de mobilização e educação ambiental desenvolvido pela Trupe Gaia durante a festa de Senhora da Glória 2010. Confira as poesias escritas pelos alunos das escolas durante as oficinas.

Entrevistas sobre o Patrimônio Histórico e arquitetônico de Senhora da Glória.


CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.