Subcomitês do Médio Rio das Velhas finalizam as eleições

19/11/2021 - 16:26

Entre os meses de setembro e novembro, seis Subcomitês da região do Médio Rio das Velhas, vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), realizaram eleições para a nova composição e definição dos coordenadores. Assim, as eleições foram finalizadas em todos os 18 Subcomitês da bacia.

 

Médio Alto Rio das Velhas

No Médio Alto Rio das Velhas o Subcomitê Ribeirão da Mata realizou a eleição de forma virtual, no dia 29 de setembro. Os conselheiros reelegeram Germânia Florência Gonçalves como coordenadora-geral, representante do poder público (Prefeitura de Pedro Leopoldo).

Segundo Germânia, a maior expectativa é ver os corredores ecológicos implementados em seu território. “Iniciamos os processos de construção dos planos dos corredores ecológicos na gestão anterior. Gostaria de vê-los na prática implementados, visto que estamos finalizando os estudos. Também quero ver a APA [Área de Proteção Ambiental] Lajinha implementada. Assim, daremos um passo à frente na conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. Vamos trabalhar para que o Ribeirão da Mata volte a ter água em qualidade e quantidade com a biodiversidade preservada e lutando por um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Também foram eleitos Rosimary de Oliveira (Cimentos Liz) como coordenadora dos usuários de água e Gefferson Guilherme (APDA) como coordenador da sociedade civil.

 

Já os membros do Subcomitê Carste elegeram como coordenadora-geral Marcia Adriane Lopes (Movimento Lagoa Viva), representando a sociedade civil. Além dela, foram eleitas Flavia Marques de Freitas (Prefeitura de Prudente de Morais) como coordenadora do poder público e Lilian Andrade (Copasa), representando os usuários de água.

“Vou dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo realizado no Subcomitê Carste pelo coordenador José Duarte, atendendo as diretrizes do Plano Diretor da bacia do Rio das Velhas. Com diálogo e a participação de todos os membros vamos buscar melhorias para a região. Além disso, em conjunto com o Subcomitês Ribeirão da Mata vamos levar o conhecimento sobre a importância arqueológica, cultural e hídrica para a população local”, disse a nova coordenadora Marcia Adriane Lopes.

 

Ainda no Médio Alto Rio das Velhas, os membros do Subcomitê Jequitibá reelegeram Marley Beatriz de Assiz Lima (Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas) como coordenadora geral, representando o poder público. “O Subcomitê Ribeirão Jequitibá tem muita força pelo grupo que formamos. Os membros sãos dispostos e engajados. Vamos continuar fazendo o melhor pela sub-bacia do Ribeirão Jequitibá neste novo ciclo que iniciamos”, disse Marley.

A eleição ocorreu no dia 26 de outubro, de forma híbrida. Na ocasião também foram eleitos Nivaldo Aparecido dos Santos (Instituto Guaicuy) coordenador da sociedade civil e Amanda Luiz Ribeiro Lara (Cimento Nacional), coordenadora dos usuários de água.

 

Os Subcomitês Rio Taquaraçu e Poderoso Vermelho elegeram nova coordenação nos dias 10 e 13 de setembro, respectivamente.

 

Médio Baixo Rio das Velhas

 Já no Médio Baixo Rio das Velhas os membros do Subcomitê Santo Antônio Maquiné reuniram-se, no dia 10 de novembro, no Auditório da Copasa em Curvelo, e reelegeram Hamilton Filho (Club Lions) como coordenador-geral, representando a sociedade civil. “É com satisfação que assumo o compromisso de lutar por melhorias em nosso território”, disse o novo coordenador-geral.

Daniel de Lima Aguiar (Copasa) foi eleito como coordenador dos usuários de água e Jairo Cesar Lopes de Souza (Emater), coordenador do poder público.

O Subcomitê Rio Cipó elegeu os coordenadores em reunião virtual, realizada no dia 16 de novembro. Carolina Noronha (Escola Dona Francisca Josina) foi eleita coordenadora-geral, representando a sociedade civil. “O Subcomitê Cipó sempre foi unido! Estamos juntos na luta pela bacia do Rio Cipó”, disse Carolina Noronha.

Vicente de Paula Rodrigues (Copasa) é o novo coordenador dos usuários de água e Pedro Mauro Silvério (Prefeitura de Santana de Pirapama) representa os usuários de água.

 

Finalizando, o Subcomitê Rio Paraúna elegeu como coordenador-geral Carlos Henrique Melo (Associação Contraponto), representando a sociedade civil. A eleição aconteceu de forma presencial, no dia 25 de outubro. Os outros dois eleitos foram Igor Lacerda Ferreira (Prefeitura de Conceição do Mato Dentro) como coordenador do poder público e Marcos Antônio da Silva (Estamparia São Roberto), coordenador dos usuários de água.

“A bacia do Paraúna ainda convive com problemas sanitários como esgoto sendo lançado diretamente nos rios e a prática de destinação em lixões em parte dos municípios. É neste contexto histórico, hídrico, sanitário e ambiental que o Subcomitê Paraúna pretende conduzir seus trabalhos no próximo biênio. Não esquecendo dos moradores do território e suas necessidades econômicas e sociais. Assim, eu procurarei como coordenador-geral, com transparência e em conjunto com o coletivo, dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela coordenação anterior”, afirmou Carlos Henrique Melo.

 

Os Subcomitês são instâncias regionais do CBH Rio das Velhas que promovem a discussão e gestão descentralizada dos recursos hídricos. São consultados sobre processos de outorga na região e sobre projetos para melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio