Subcomitês Poderoso Vermelho e Rio Taquaraçu elegem nova coordenação

21/09/2021 - 17:28

Os 18 Subcomitês pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) iniciaram o processo de renovação de seus membros para a gestão 2021-2023, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a presença de seus integrantes. Nos dias 10 e 13 de setembro, foi a vez dos Subcomitês Rio Taquaraçu e Poderoso Vermelho, respectivamente, elegerem os novos membros em reuniões realizadas por videoconferência. As eleições finalizam no mês de outubro.

Os membros do Subcomitê Rio Taquaraçu reelegeram como coordenador-geral o representante da sociedade civil Jânio de Lima Marques (Taquaraçu Ecotur). Também foram eleitos o novo coordenador do poder público, Alexandre Henrique de Souza Castro (Prefeitura de Nova União) e a nova coordenadora de usuários de água, Valquíria de Lourdes Capila (produtora rural de Campo Santo Antônio).

Jânio Marques se dispôs a continuar a atuar como coordenador de forma transparente e com o compromisso de lutar pela preservação dos recursos hídricos da região. “É uma honra ser reeleito como coordenador-geral do Subcomitê Rio Taquaraçu. Agradeço a confiança dos membros do Subcomitê! Vou continuar a trabalhar pela implementação dos corredores ecológicos no nosso território, plantio de mudas, readequação de estradas vicinais, dentre outros projetos que estão em andamento, sempre com transparência, diálogo e o compromisso que se deve ter com os cursos d’água”, esclareceu.

O coordenador reeleito alertou sobre a falta de saneamento básico na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu. “Os municípios que compões a sub-bacia, Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, não possuem saneamento básico. Por isso, o nosso objetivo é avançar nas questões relacionadas ao saneamento básico, para garantir melhorias na qualidade da água e o acesso a todos. Também precisamos ampliar as discussões sobre a expansão imobiliária que vem ocorrendo de forma desordenada na região, bem como as queimadas”, declarou.

Jânio de Lima Marques é ambientalista e presidente da ONG Taquaraçu Ecotur que promove educação ambiental, cultura e turismo em Taquaraçu de Minas e região. Ele ingressou no Subcomitê em 2017, foi coordenador-geral no período de 2019-2021 e reeleito para a gestão 2021-2023.

Subcomitê Poderoso Vermelho

Já o Subcomitê Poderoso Vermelho elegeu como nova coordenadora-geral a representante da sociedade civil, Regina Lúcia Caminha Torres (Associação dos Produtores Rurais Familiares de Ravena). “Assumo a função com o peso da responsabilidade de representar um Subcomitê forte, dinâmico, com muitos projetos executados e a executar, sempre com a presença dedicada e firme da mobilizadora Derza Nogueira”, disse.

Para Regina Caminha assumir a coordenação-geral do Subcomitê atuante na UTE Poderoso Vermelho amplia sua missão de vida ao cuidar do meio ambiente. “Assumo com a paixão, sensibilidade e seriedade que sempre me caracterizaram. A região do Brumado tem a ver com meus ancestrais e cuidar desse território é como se eu estivesse preservando a história da minha família. Gratidão ao Universo, que conspira para que a luta pelo meio ambiente, suas águas, flora e fauna possam incluir o homem, seus saberes, fazeres e desenvolvimento, em uma trama tecida coletivamente, a partir de fios e cores que representam muitas mãos, escutas, vozes e histórias com muita diversidade”, afirmou a nova coordenadora-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho.

Regina Lúcia Caminha Torres é psicóloga por formação e proprietária de um terreno na região do Brumado. Começou a frequentar as reuniões do Subcomitê em 2015, época em que percebeu que poderia lutar mais pelo seu território. Atualmente, Regina Caminha representa a Associação dos Produtores Rurais Familiares de Ravena no Subcomitê Poderoso Vermelho e é membro eleita do Conselho Consultivo do Monteiro de Macaúbas e do Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade (Monaesp).


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio