CBH Rio das Velhas articula ações conjuntas com a prefeitura de Santa Luzia no combate às inundações

19/02/2021 - 21:44

Em reunião virtual, que aconteceu na última quinta-feira (18), membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, discutiram soluções para as inundações no município. Como ações imediatas, foram propostas uma visita aos aterros da cidade e a criação de um Grupo de Trabalho para ações integradas com outros municípios atingidos pelas cheias na bacia do Velhas.

Foi o prefeito Christiano Xavier quem procurou a ajuda do Comitê em busca de soluções de curto, médio e longo prazo para as questões relativas às inundações em seu município. Ele apresentou um panorama da situação, com a identificação de aterros [e ou área de reciclagem de resíduos Classe A da construção civil e ou áreas de triagem, transbordo e armazenamento transitório de resíduos da construção civil e volumosos] próximos aos rios da região e de entulhos carregados pelas enchentes para bairros e estradas, e ressaltou a importância da parceria com o Comitê, tendo em vista a atuação do CBH na gestão das águas da bacia.

Na reunião, os membros do Comitê foram unânimes em reconhecer que as inundações são causadas pela crescente ocupação urbana e pela canalização dos rios, sendo também responsabilidade de Belo Horizonte e demais municípios do entorno, devendo todos atuar em conjunto. “Enquanto membro da diretoria do Comitê, digo que ombreamos com o senhor nessa questão. Esse é um problema nosso também, e a Agência Metropolitana [Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte] e outras entidades dos demais municípios também precisam estar juntas, pois, sozinho, o senhor não conseguirá resolver esse problema”, pontuou Ênio Rezende, secretário-adjunto do Comitê.

Renato Constâncio, vice-presidente, lembrou que a ocupação humana do meio ambiente de forma desordenada causou problemas estruturais que são herdados pelas atuais administrações públicas e que não podem ser totalmente resolvidos no curto prazo, mas que há ações a serem tomadas no intuito de minimizar os estragos decorrentes das enchentes. “Eu acredito, senhor prefeito, que podemos realizar um trabalho de longo prazo, não só de um mandato, de mapeamento das manchas de inundação e de integração entre outras prefeituras com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, de Belo Horizonte e de Contagem. Para salvar vidas, precisamos dessa integração das defesas civis e da estruturação de uma resposta às enchentes”, afirmou.

A presidente do Comitê, Poliana Valgas, ressaltou a importância de se ouvir com calma a Defesa Civil de Santa Luzia para entender quais ações já são feitas no combate às inundações e sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho que agregue não só o CBH Rio das Velhas, como também municípios a jusante de Belo Horizonte que são igualmente afetados pelo problema. “Para otimizarmos as ações, precisamos ouvir a Defesa Civil do seu município, assim como trazer todos esses parceiros já citados para trabalhar na prevenção e articular os trabalhos em conjunto”, informou.

Christiano Xavier também lembrou a importância de uma visita aos locais para que se entenda a gravidade do problema e para avaliar se a localização dos aterros está influenciando as inundações. “Fazer uma vistoria nesses quatro aterros com um parecer do Comitê é essencial para acionarmos a Agência Metropolitana e o Estado”.

Os membros do Comitê decidiram por agendar, nos próximos dias, uma primeira visita aos locais mais críticos de inundação e, em seguida, iniciar os trabalhos do GT integrado para atender às solicitações do prefeito de Santa Luzia.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Léo Boi e Ohana Padilha