Ribeirão das Neves ganha nova Estação de Tratamento de Esgoto

27/10/2022 - 16:45

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santinho, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi inaugurada nesta quarta-feira (26) e garantirá a coleta e saneamento a mais 60 mil moradores de Ribeirão das Neves. O tratamento dos esgotos na ETE Santinho contribuirá para a melhora da qualidade das águas do Ribeirão da Mata e, consequentemente, do Rio das Velhas. Além de Ribeirão das Neves, as cidades de Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luzia também serão beneficiadas com a melhora na qualidade das águas. Com a nova ETE, Ribeirão das Neves passa a ter quatro unidades de tratamento de esgoto.


Morador de Ribeirão das Neves, e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê Ribeirão da Mata, o educador ambiental Rodrigo Hott comemora a inauguração. “Há anos a população de Ribeirão das Neves luta por melhorias no saneamento básico. Temos a meta de ter 100% de tratamento do esgoto coletado e tratado. Em um mundo globalizado como o que vivemos é inadmissível retirar água limpa da natureza e devolver esgoto. Sem dúvidas, a inauguração da ETE é um ganho para a população e para o meio ambiente”, afirmou.

Para o também conselheiro do CBH Rio das Velhas e Subcomitê Ribeirão da Mata, José Procópio de Castro, ter mais uma estação de tratamento funcionando é uma grande conquista. “Agora o momento é de fazer a campanha ‘se liga na rede’. É hora de dar visibilidade para a população aderir ao sistema. Temos que entender que não estamos falando da bacia hidrográfica como recurso hídrico, mas como o ambiente que vivemos. Não adianta ter a rede de esgoto implantada e a população não fazer a parte dela ao ligar suas residências no sistema”, declarou.

Procópio de Castro destacou ainda que a Bacia do Ribeirão da Mata há anos padece com a poluição. “Suas águas que nascem em Ribeirão das Neves e deságuam no Rio das Velhas, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, estão fétidas e poluídas. Temos um longo caminho a percorrer para alcançar águas de melhor qualidade. É um trabalho de formiguinha e qualquer avanço deve ser comemorado!”, finalizou.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, participou da inauguração e afirmou que a obra representa um significativo ganho para a qualidade ambiental de todo o estado. “O lançamento do esgoto tratado vai para o Ribeirão da Mata que, na sequência, chega ao Rio das Velhas, que é o principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de Minas Gerais, além de ser um dos principais afluentes do Rio São Francisco”, enfatizou a secretária.


Inauguração foi realizada nesta quarta-feira, em Ribeirão das Neves


A ETE Santinho

A Copasa informa que a ETE Santinho vai captar os dejetos de 22,5 mil imóveis, atendendo quase 60 mil moradores. Com a obra, a companhia passa a atender 70% da população de Neves. Novas redes e interceptores foram construídos para 18 mil novas ligações de imóveis ao sistema. No total, foram investidos cerca de R$ 50 milhões, por meio de aportes da Caixa Econômica Federal e da companhia.

“Com essa obra, a gente dá um salto de qualidade de um pouco mais de 56% da população de Neves para mais de 70% com seu esgoto devidamente tratado”, afirmou o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guilherme Duarte de Faria, durante a cerimônia de entrega da obra.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)/Divulgação