Igam promove capacitação de gestão de recursos em agência do rio das Velhas e Pará

09/02/2024 - 12:55

Agência Peixe Vivo é uma das entidades que formalizaram contato com o Igam para aprimorar o controle interno em suas áreas


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) promoveu nesta semana a capacitação de equipes da Agência Peixe Vivo, entidade equiparada à Agência de Bacia Hidrográfica dos rios das Velhas e Pará, ambos afluentes do São Francisco.

Ministrado pela Controladoria Seccional da autarquia, o curso foi realizado nesta terça (06/02) e quarta-feira (07/02). A Agência Peixe Vivo é uma das entidades que formalizaram contato com o Igam para aprimorar o controle interno em suas áreas.

O treinamento aborda o tema “Controle Interno: Práticas e Estratégias”, cujo objetivo é capacitar os participantes a compreenderem e implementarem práticas de controle interno eficazes para melhorar a gestão e minimizar riscos na organização.

A controladora Seccional do Igam, Michelle Calazans, destaca que para a efetiva governança na organização, faz-se necessário o bom e estruturado gerenciamento de riscos integrado à gestão, o qual, por sua vez, depende de controles internos eficientes e eficazes.

“A gestão de riscos, associada aos suficientes controles internos, assegura que os responsáveis pela tomada de decisão tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais a organização está exposta. Conhecendo os riscos é possível realizar ações para mitigá-los, isso é, estabelecer controles internos adequados e, desse modo, aumentam-se as chances de a instituição alcançar seus objetivos”, pontua.

Agência Peixe Vivo

A Agência Peixe Vivo está legalmente habilitada a exercer as funções de Agência de Bacia para dois Comitês estaduais mineiros, CBH Velhas (SF5) e CBH Pará (SF2), além do Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

A entidade presta apoio técnico-operativo à gestão dos recursos hídricos das bacias hidrográficas a ela integradas, mediante planejamento, execução e acompanhamento de ações, programas, projetos, pesquisas e quaisquer outros procedimentos aprovados, deliberados e determinados por cada Comitê de Bacia ou pelos Conselhos de Recursos Hídricos Estaduais ou Federais.


Assessoria de Comunicação do CBH do Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Luiz Fernando Motta-Ascom/Sisema