Plenária aprova ações das Câmaras Técnicas e Diretoria Ampliada

05/11/2015 - 11:06

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas) reuniu-se no dia 28 de outubro, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para discutir e aprovar as ações das Câmaras Técnicas e Diretoria Ampliada. Estiveram presentes: o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, o vice-presidente, Ênio Resende de Souza e o secretario, Valter Vilela, além de conselheiros e convidados.

Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) 

A Plenária aprovou Processo de Outorga N° 151/2011, referente à canalização/retificação de curso de água na Avenida Central (Complexo Várzea da Palma), solicitado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) da Prefeitura de Belo Horizonte.

Na reunião da CTOC, realizada no dia 22 de setembro, na sede do CBH Rio das Velhas, foi apresentado um diagnóstico de que a região a ser canalizada possui um histórico frequente de inundações, densa ocupação das margens; avançado processo erosivo e assoreamento dos córregos, condições insalubres à população e dificuldade de mobilidade e acessibilidade.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, explicou que apesar do Comitê ter uma postura contrária à canalização aprovou este processo após parecer favorável do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo). “O CBH Rio das Velhas tem uma posição em relação a não canalização permanecendo com os córregos e rios em leito natural. Sendo assim, reiteramos junto a Prefeitura de Belo Horizonte a necessidade de fazer projetos de macro drenagens e assim pensando em uma visão sistêmica”, esclarece.

 Veja a notícia sobre a reunião da CTOC

https://cbhvelhas.org.br/noticias/ctoc-reune-se-para-discutir-processo-de-outorga-solicitado-pela-sudecap/

 

Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC)

A CTPC reuniu-se, nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do CBH Rio das Velhas para que os proponentes dos 42 projetos de mandas espontâneas resultantes do chamamento público apresentassem suas propostas.

O presidente da CTPC, Mateus Valle, parabenizou os Subcomitês e Unidades Territoriais Estratégicas pelo esforço na elaboração dos projetos e disse também que a reunião onde os mesmos foram apresentados permitiu que a Câmara pudesse conhecer melhor os problemas enfrentados pela Bacia do Rio das Velhas.

A Plenária aprovou 38 projetos e também informou que a intenção é contemplar pelo menos 17 projetos na primeira licitação.

Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, é importante que o Comitê tenha bons projetos para aplicar os recursos arrecadados. “Nesse chamamento foram apresentados projetos muito interessantes e a nossa intenção e dar celeridade à contratação das empresas que realizarão os projetos”, afirma.

Veja a notícia sobre a reunião da CTPC

https://cbhvelhas.org.br/noticias/ctpc-analisa-projetos-de-demandas-espontaneas-resultantes-do-chamamento-publico-do-cbh-rio-das-velhas/

 

Diretoria Ampliada 

A Planária também discutiu ações estratégicas e emergenciais envolvendo outorgas e usuários na região do Alto Rio das Velhas.

O presidente do CBH Rio das Velhas explicou que a região do Alto Rio das Velhas é muito importante para Bacia, pois é onde localiza-se vários córregos e rios que devem precisam ser preservados para produzir mais água. “Precisamos pensar em uma gestão dinâmica do Rio das Velhas e fazer a gestão da bacia e não de reservatórios como vem sendo feito”, afirma.

Foi firmado que será montado um grupo para agir em situações emergenciais.

Veja a notícia sobre a reunião da Diretoria Ampliada

https://cbhvelhas.org.br/noticias/diretoria-ampliada-reune-se-para-discutir-demanda-relativa-aos-recursos-hidricos-do-alto-rio-das-velhas/

 

Confira as fotos da Plenária

[Gallery-H album=’Plenaria8628102015BeloHorizonteMG’ template=’t1]

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br