CTPC analisa projetos de demandas espontâneas resultantes do chamamento público do CBH Rio das Velhas

24/09/2015 - 12:44

A Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniu-se nos dias 14 e 15 de setembro, na sede do Comitê, em Belo Horizonte (MG). Durante a reunião, foram apresentados os 42 projetos de demandas espontâneas resultantes do chamamento público pelos seus proponentes.

As demandas encaminhadas deveriam promover a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos no âmbito do CBH Rio das Velhas. O valor máximo estimado para atender a execução dos projetos é de R$500.000,00 (quinhentos mil reais), por Unidade Territorial Estratégica (UTE) e o número de demandas a serem atendidas está condicionado ao limite dos recursos disponíveis.

O presidente da CTPC, Matheus Valle, parabenizou a todos os Subcomitês pelos projetos apresentados. “Para propor as demandas, os integrantes dos Subcomitês identificaram os problemas de sua região e montaram um projeto ou mais com o intuito de solucionar as dificuldades de cada sub-bacia. E o mais importante é que os projetos estão alinhados ao Plano Diretor que visa a consolidação das melhorias da qualidade e quantidade de água na Bacia do Rio das Velhas”, esclarece.

Um dos membros da CTPC, Procópio de Castro, explicou que a execução desses projetos multiplica o poder de mobilização e controle social em toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

A reunião da CTPC foi uma oportunidade para os proponentes se aproximarem da Câmara. Todos os projetos apresentados tiveram recomendações de adequações para não ultrapassar ao escopo de 500 mil reais.

“Acho ótima a oportunidade de poder executar alguns dos vários projetos que já idealizamos no Subcomitê Poderoso Vermelho.”, afirma Júlio Bernardes, conselheiro do SCBH Poderoso Vermelho.

Após a reunião da CTPC, os projetos de demandas espontâneas serão encaminhadas à Plenário do CBH Rio das Velhas para aprovação e definição da ordem de execução.

Confira as fotos da reunião

[Gallery-H album=’ReuniaoCTPC14E15092015BeloHorizonte’ template=’t1]

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br