Alunos e professores participam do II Workshop Monitoramento Participativo de Bacias Hidrográficas

24/11/2016 - 11:10

Aconteceu na última terça-feira (22), o II Workshop Monitoramento Participativo de Bacias Hidrográficas. A atividade faz parte do plano de trabalho do projeto “Biomonitoramento da Ictiofauna e Monitoramento Ambiental Participativo na Bacia do Rio das Velhas”, que teve seu início no final do mês de fevereiro de 2015 e é viabilizado pelo recurso da cobrança pelo uso de recursos hídricos. O evento contou com a participação de alunos, professores e comunidade da Bacia.

Segundo a bióloga e responsável pelo projeto, Juliana Silva França, o workshop teve o intuito fazer com que os alunos que participam do Monitoramento Ambiental Participativo (MAP), se sintam como cientistas no evento, já que durante o ano realizaram capacitações, coleta de dados, análises e análises de resultados.

A atividade de “Monitoramento Participativo das Águas” é desenvolvida junto a 10 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte e tem como proposta capacitar alunos e professores para o monitoramento de córregos próximos as escolas e de conscientizar a importância da participação em busca da preservação ambiental.

Para essa atividade os professores e alunos das escolas escolhidas foram capacitados por meio de aulas teóricas e práticas em campo para a realização do monitoramento de cursos d´água no entorno de suas escolas. Após a capacitação, alunos e professores realizaram o monitoramento mensal da qualidade da água dos córregos com a proposta de montar uma rede de monitoramento participativo.

“É um projeto de grande importância para os alunos e para as crianças, pois o córrego que trabalhamos está muito próximo da escola e está dentro de um Parque, o qual a escola teve uma mobilização forte na criação. Assim, o córrego e o Parque fazem parte do cotidiano, já que todos os dias os alunos vão ao local e observam as condições do curso d’água”, afirma a professora de Ciências,Vânia Michellin, da Escola Municipal Hélio Pelegrino.

O aluno Caio Martins, também da Escola Municipal Hélio Pelegrino, fala sobre o MAP “ é uma experiência incrível, porque é uma preparação que posso usar no meu futuro. Além disso, na prática ganhamos mais conhecimento e conseguimos ir mais além da proposta”.

Veja as fotos do evento


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br