CTPC analisa projetos do CBH Rio das Velhas e Plano Plurianual de Aplicação

01/12/2020 - 9:35

A Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) finalizou as atividades de 2020 com uma videoconferência realizada no dia 30 de novembro. O objetivo foi analisar os contratos do Comitê que estão em andamento e o Plano Plurianual de Aplicação (PPA).

O PPA é um instrumento básico de orientação dos estudos, planos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água em toda a bacia hidrográfica. Durante a reunião os membros da CTPC aprovaram a proposta do PPA que será votada na próxima Plenária do CBH Rio das Velhas.

“Fizemos algumas adequações ao PPA para cumprir as metas do contrato de gestão firmado entre o IGAM, a Agência Peixe Vivo e o CBH Rio das Velhas”, esclarece o coordenador da CTPC, Ronald Guerra.

Projetos

A coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Paula Procópio, apresentou aos membros da CTPC o status dos projetos do CBH Rio das Velhas para acompanhamento das atividades.

O Comitê está fechando as contratações dos projetos selecionados no segundo chamamento público realizado em 2017 que teve 29 demandas aprovadas em Plenária. Atualmente, o CBH Rio das Velhas tem 25 projetos, sendo seis em execução, oito em fase de licitação, nove em fase de elaboração do Termo de Referência(TDR) e dois com este já aprovado aguardando licitação.


Confira a apresentação dos projetos:


Seminário sobre saneamento rural

Durante a reunião, os membros da CTPC também avaliaram a segunda parte do webinário sobre saneamento rural que aconteceu no dia 9 de novembro, com o tema “Saneamento Rural – alternativas tecnológicas, modelos de gestão e soluções sustentáveis para o saneamento rural da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas”.

O seminário apresentou alternativas tecnológicas, modelos de gestão e soluções sustentáveis para o saneamento rural da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O evento contou com a participação da presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, o coordenador da CTPC, Ronald Carvalho Guerra, o representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Tulio Bahia, a engenheira civil, professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA/UFMG) e coordenadora da elaboração do PNRS, Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima e do engenheiro ambiental, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA/UFMG) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT-ETEs Sustentáveis), Carlos Chernicharo.

O seminário dobre saneamento rural pode ser assistido no canal do CBH Rio das Velhas no Youtube!

Ronald Guerra informou que em 2021 serão realizadas oficinas sobre saneamento na bacia do Rio das Velhas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio