Em mais um ano, Subcomitês do Alto ao Baixo Velhas debatem Pró-Mananciais em evento da Copasa

06/12/2019 - 13:51

Representantes de vários Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participaram, entre os dias 3 e 5 de dezembro, da 3ª edição do Encontro do Pró-Mananciais – programa da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) que busca proteger e recuperar microbacias próximas de áreas de captação da empresa.

O evento, realizado no Tauá Resort, em Caeté, contou com palestras de especialistas em políticas públicas e educação ambiental, além de mais de 500 integrantes dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias) de todas as regiões do Estado. Também foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas em 2019 e o planejamento para 2020 do programa.

Secretária-adjunta do CBH Rio das Velhas e conselheira do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Poliana Valgas compõe um Colmeia que articula as intervenções que são feitas em seu território. Para ela, o 3ª Encontro do Pró-Mananciais foi um importante momento para troca de experiências. “O encontro trouxe uma abordagem diferenciada que foi a participação dos produtores rurais, que receberam as ações e projetos. Além disso, foi possível fazer uma troca entre os Colmeias, ver o que cada coletivo está fazendo em sua região, o que nos permitiu expandir os horizontes, ver o que está dando certo no outro Colmeia, qual o desafio e quais a perspectivas futuras do Pró-Mananciais para 2020. Tudo isso abre um leque de possibilidades para a gente, justamente no momento em que estamos elaborando o Plano de Ação para o ano que vem”.

Leandro Vaz Pereira, do Subcomitê Rio Bicudo, também enalteceu a parceria que, somente na região, promoveu a construção de 200 barraginhas, 24 quilômetros de curva de nível e adequou nove quilômetros estradas rurais em 2019. Ele também destacou o papel do Subcomitê na gestão das ações que foram promovidas. “Um dos diferenciais lá foi que, ao invés de se montar um novo Colmeia, um em Morro da Garça e outro em Corinto, o Pró-Mananciais aproveitou a estrutura já existente do Subcomitê. Isso foi muito importante, principalmente em função da experiência do Subcomitê com projetos hidroambientais relacionados à quantidade e qualidade das águas da região”.

A abertura oficial da 3ª edição do Encontro do Pró-Mananciais contou a presença do diretor geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), Gustavo Gastão Cardoso; da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marília Carvalho de Melo, e do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Gustavo Laterza, entre outros.

Na oportunidade, a diretora geral do IGAM ministrou uma palestra e um bate-papo sobre o significado do Pró-Mananciais no contexto ambiental mundial e local, contextualizando a iniciativa com a política de segurança hídrica para o Estado de Minas Gerais.

Nos dias 04 e 05/12, os participantes do evento discutiram os resultados e desafios da mobilização da comunidade e na preservação dos mananciais de Minas, em 2019. Essas experiências foram compartilhadas e serviram de subsídio na elaboração do plano de ação para 2020.

Pró-Mananciais

Desde a sua criação pela Copasa, em dezembro de 2016, o Pró-Mananciais busca mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no cuidado para proteger e recuperar os cursos d’água. Atualmente já está presente em 140 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

Aprovado pela Arsae-MG, o programa segue a mesma metodologia da iniciativa socioambiental “Cultivando Água Boa”, do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenado pelo IGAM. O Pró-Mananciais conta com recursos da ordem de R$ 20 milhões anuais, da Copasa, que são aplicados em ações de cercamento de nascentes, plantio de árvores, construção de bacias de contenção de água de chuvas, dentre outras.

Além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o programa valoriza o conhecimento e a experiência das comunidades para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à micro bacia de região na qual está inserida e o consequente engajamento na defesa das águas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio e Copasa