Comitê irá lançar Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas

17/05/2021 - 10:12

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lança, no dia 16 de junho, o Programa de Conservação e Produção de Água para o território. O Programa consiste no desenvolvimento e execução de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água de sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e execução de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

A presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, explica que o Programa será uma forma mais efetiva de aplicar os recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia. “A ideia é implantar o Programa em áreas definidas como prioritárias. Esperamos tornar as nossas ações mais eficientes com um planejamento muito bem elaborado e em um horizonte de tempo um pouco maior. O Programa vai complementar os projetos pontuais que o Comitê já executa”, disse.

Poliana Valgas acrescenta que o Programa de Conservação e Produção de Água será construído em parceria com os Subcomitês. “As bacias prioritárias serão apontadas pelos Subcomitês. Quanto maior for o nível de organização e de articulação dos atores presentes em um território, mais promissoras serão as ações executadas pelo Programa. Por isso, contamos com a participação e mobilização dos membros do Subcomitês”, finalizou.

Acesse o Manual do Programa de Conservação e Produção de Água da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas!

 

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, esclarece que inicialmente serão selecionadas quatro sub-bacias para dar início ao Programa. “Vamos selecionar uma sub-bacia de cada uma das quatro regiões fisiográficas da bacia do Rio das Velhas para dar início e depois a intenção é ampliar o Programa que é baseado no Plano Diretor de Recursos Hídricos do Rio das Velhas (PDRH). Ressalto que a CTPC [Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle] vai referendar e acompanhar o processo de seleção das áreas prioritárias”, afirmou.

O Programa de Conservação e Produção de Água terá duração de seis anos e será dividido em quatro etapas: 1) hierarquização e seleção de microbacias prioritárias nas regiões da bacia hidrográfica do Rio das Velhas; 2) elaboração dos projetos técnicos por microbacias; 3) implantação das intervenções e 4)monitoramento e assistência técnica.

Os Subcomitês deverão indicar um manancial prioritário bem como um representante para participar das oficinas que serão realizadas por região da bacia. A solicitação, conforme modelo do formulário padrão, deverá ser encaminhada até 10/08/2021 para o e-mail programa.microbacias@cbhvelhas.org.br

Acesse o Ofício e conheça o procedimento de manifestação para implementação do Programa de Conservação e Produção de Água

Acesse o Formulário a ser encaminhado pelos Subcomitês para adesão

 

(Caso não consiga o abrir o Ofício, favor solicitar o modelo nos emails: paula.fontoura@agenciapeixevivo.org.br ou programa.microbacias@cbhvelhas.org.br)

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Fernando Piancastelli