GT de Barragens: Gerdau apresenta situação da estrutura que vazou e Vale faz teste de sirene

01/10/2020 - 10:23

As mineradoras Gerdau e Vale apresentaram ao Grupo de Trabalho de Barragens, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) a situação de segurança de suas estruturas na região do Alto Rio das Velhas, em videoconferência realizada no dia 25 de setembro.

A barragem dos Alemães, localizada no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, pertencente à Gerdau, sofreu um vazamento no dia 28 de agosto. O material, constituído de água com suspensão de rejeito de minério de ferro, verteu da barragem e atingiu o ribeirão Mango e o córrego dos Alemães. Um dia após o vazamento foi feita uma fiscalização na área pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e recolhidas amostragens de água do rio Itabirito e do ribeirão Mango.

De acordo com a gerente de Geotecnica e Hidrologia da Gerdau, Juliana Freitas, o vazamento não tem relação com a estrutura ou segurança da barragem. “O que ocorreu foi uma passagem de rejeito pelo extravasor operacional, que atingiu a drenagem à frente. Como a barragem está com uma lâmina d’água muito baixa, os rejeitos não foram sedimentados. O fluxo foi contido por boias e, no mesmo dia, a água apresentava turbidez normal”.

Juliana Freitas disse também que a barragem dos Alemães é segura. “A Gerdau segue rigorosamente toda legislação ambiental e de segurança da estrutura que é bem instrumentada com uma estação robótica com piezômetros, réguas, medidor de vazão do dreno de fundo automatizado, geofones para micromonitoramentos microssísmicos, além de ser monitorada 24 horas por dia por técnicos especializados”.

A Gerdau já apresentou o projeto de descaracterização e aguarda anuência de supressão vegetal para iniciar as obras. A barragem dos Alemães tem o alteamento pelo método a montante e será transformada para o método a jusante.

Vale faz teste de sirenes em Nova Lima

A mineradora Vale fez testes dos sistemas de sirene em barragens do Alto Rio das Velhas. A ação foi acompanhada pela Defesa Civil.

O representante da mineradora, Alessandro Oliveira, informou que no dia 22 de setembro os testes foram realizados na mina Capitão do Mato. “Realizamos na terça-feira dessa semana os testes com as sirenes das barragens Capitão do Mato, Peneirinha e Dique B, da Mina Capitão do Mato, em Nova Lima. As estruturas Peneirinha e Dique B estão em nível 1 do PAEBM [Plano de Atendimento a Emergências de Barragens de Mineração], o que não requer retirada dos moradores do entorno. Mas, a barragem Capitão do Mato está em nível 2 de emergência desde fevereiro deste ano, o que forçou a realocação dos moradores ainda no ano passado”.

No dia 23 de setembro os testes foram realizados nas barragens Vargem Grande e Fernandinho, na mina das Abóboras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “O alerta sonoro pôde ser ouvido nas unidades operacionais da Vale, CSN e Anex; na comunidade Cavalo de Pedra, em Rio Acima; e em parte da BR-356. A barragem Fernandinho tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e Vargem Grande encontra-se, atualmente, no nível 1 de emergência”, disse Alessandro.

Segundo a Vale, os moradores foram informados previamente dos testes, que passam a ocorrer mensalmente. Além de inspeções rotineiras de campo, todas as estruturas são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Robson Oliveira