Mesmo com manobra articulada pelo Comitê, vazão do Rio das Velhas continua em situação alarmante

08/10/2020 - 13:52

O Rio das Velhas continua em situação de alerta, com vazão de 10,1 m3/s na estação de Honório Bicalho em Nova Lima, nos dias 05 e 06 de outubro, mesmo após a manobra da AngloGold Ashanti de liberar 1 m3/s a mais de seus reservatórios na região do Alto Rio das Velhas – articulada no Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), liderado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

A AngloGold Ashanti iniciou a manobra no dia 01 de outubro e poderá ser mantida por 30 dias. A medida surtiu efeito no Rio das Velhas nos dias 02 e 03 de outubro quando a vazão alcançou 11,3 m3/s, voltando a cair no 04 de outubro, alcançando o nível crítico na última segunda-feira (05).

Em nova reunião do Convazão nessa quarta-feira (07), a Copasa informou que a demanda por água está atípica. “Estamos com a temperatura muito elevada e a umidade do ar muito baixa, o que aumenta o consumo de água. O sistema fica sobrecarregado e, em alguns pontos, apresenta um abastecimento irregular”, disse Núbia Vale, engenheira da companhia.

Questionada sobre a redução na produção de água, a engenheira da Copasa esclareceu ainda que o pico de consumo está acima do esperado para essa época do ano, não permitindo diminuir a produção. “O consumo de água na RMBH está 15% acima do normal e, por isso, não temos como reduzir a produção de água. Até setembro conseguimos manter a produção no Velhas abaixo de 7 m3/s, mas em outubro não conseguimos manter a redução para poder assegurar o abastecimento da população. Temos um compromisso, de manter o abastecimento, principalmente por causa da pandemia na qual nos encontramos”.

A produção de água da Copasa na RMBH em outubro está em 16,32 m3/s no somatório do sistema integrado, sendo que o sistema do Rio Paraopeba, que inclui três barramentos, fornece 8,92 m3/s e o Rio das Velhas 7,4 m3/s.

Nelson Guimarães, representante da Copasa no Convazão, esclareceu que é importante conscientizar a população. “Hoje o sistema Paraopeba contribui mais para o abastecimento da RMBH do que o Rio das Velhas. Como não temos como diminuir a produção de água neste momento, é importante conscientizar a população sobre o consumo essencial e consciente”.

O vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio, alerta sobre a situação. “O Rio das Velhas está sendo ‘castigado’ com uma vazão baixa. As informações da Copasa são importantes para termos o conhecimento sobre o que está acontecendo. Nosso objetivo é manter a estabilidade hídrica da bacia”, afirmou.

Durante a reunião do Convazão, também foi definido que os membros do Grupo vão avaliar as curvas de calibração do sistema de medição da vazão do Rio das Velhas em Honório Bicalho, bem como as outorgas a montante da estação. Além disso, vão analisar a situação do abastecimento de água em outras regiões da bacia.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun