CBH Rio das Velhas marca presença no XXV ENCOB em Natal (RN)

25/08/2023 - 13:05

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) participou, entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023, do XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), um dos eventos mais relevantes no cenário de gestão dos recursos hídricos do Brasil. O evento aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte.


A presidenta do Comitê, Poliana Valgas, ressaltou a importância do ENCOB como espaço de troca de conhecimentos e articulação entre os Comitês de Bacias: “Este encontro é uma oportunidade ímpar para compartilharmos experiências bem-sucedidas e discutirmos desafios comuns relacionados à gestão das águas. A programação, que foi muito intensa e imersiva, propiciou essa troca de conhecimentos que é fundamental para aprimorarmos nossas ações em prol do Rio das Velhas.”

A participação da presidenta também incluiu sua atuação no espaço “Fala Comitê”, com a gravação de podcast onde pôde dividir as conquistas e aprendizados do Comitê. O podcast estará disponível no site do ENCOB.

Durante o encontro, foi realizada ainda a oficina de capacitação sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos dos Comitês mineiros. A conselheira Heloísa França, representante do SAAE de Itabirito, enfatizou a relevância do encontro para a busca de soluções conjuntas: “Participar do ENCOB foi uma experiência muito gratificante. A troca de experiências, o aprendizado e o conhecer a realidade de outras bacias, sejam elas de rios federais ou estaduais, nos faz constatar que a gestão das águas é um desafio que transcende as fronteiras das bacias. A cooperação entre os Comitês é essencial para enfrentarmos os problemas e desenvolvermos estratégias eficazes.”

Sebastião Orlando, outro conselheiro do Comitê, ressaltou a união de esforços dos membros na busca por um futuro mais sustentável: “A equipe presente no ENCOB se mostrou tranquila, bem cadenciada e muito eficiente naquilo que se propõe a fazer”, concluiu.

Roda de Conversa

Poliana Valgas participou também da “Roda de Diálogo: O CBH São Francisco promovendo o desenvolvimento e fortalecimento da gestão das águas”, representando os comitês de bacias do estado de Minas Gerais que recebem investimentos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e destacou as estratégias implementadas na bacia do Rio das Velhas e sua relação com a gestão das águas em nível nacional.

De acordo com ela, os principais investimentos na região com recursos repassados pelo CBHSF são em projetos de requalificação ambiental, planos municipais de saneamento básico, implementação dos instrumentos de gestão e projetos de saneamento urbano e rural. Sobre a implementação dos instrumentos de gestão, Poliana destacou que a previsão é de que até 2025 todos os dez afluentes tenham concluído o enquadramento de seus corpos hídricos.



Em sua apresentação, a presidenta falou sobre os principais desafios dos comitês mineiros, entre os quais citou a pressão minerária, a questão da falta de saneamento e a revitalização hidroambiental. Segundo ela, “o Rio das Velhas, por exemplo, não tem plano B, como é o caso do Paraopeba e do Doce [ambos sofrem com as consequências das tragédias ocorridas com o rompimento de barragens de mineradoras]. Se o Rio das Velhas for atingido por algum desastre semelhante, a capital e grande parte da região metropolitana de Belo Horizonte ficam sem água para consumo”.

No encerramento da apresentação, Poliana destacou a importância das parcerias que tem sido firmadas com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Não tem como pensar em gestão de águas sem pensar em seus territórios. Temos avançado muito com o CBHSF, com a realização das parcerias. Quando nos unimos, é mais fácil progredir em prol do bem comum, no caso água de qualidade e em quantidade para todos”.

Participaram também Anselmo Barbosa Caires, presidente CBHPASO, afluente do São Francisco (BA), Elias da Silva, membro do CBH Pajeú (PE), Rosa Cecília Lima Santos, membro do CBH Piauí (SE) e Lívia Maria Alves Lino Acioly de Carvalho, presidente do CBH da Região Hidrográfica do Rio Piauí (AL). O debate foi mediado pelo presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.


Confira mais fotos da participação do CBH Rio das Velhas no Encob 2023:


Sobre o ENCOB

O XXV ENCOB tem como tema principal “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”. Entre 21 e 25 de agosto de 2023, os CBHs se encontram em Natal (RN) para discutir os próximos passos dos comitês de bacias de todo o território nacional e compartilhar experiências e desafios na implantação de políticas públicas que dizem respeito à gestão das águas e do desenvolvimento sustentável.

O ENCOB reúne anualmente membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros com o objetivo de integrar os organismos e segmentos que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de forma participativa e descentralizada, visando cenários presentes e futuros de otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Helis Verônica e Pedro Vilela