Momento Rio das Velhas 19: Projeto leva saneamento básico para ocupação da Grande BH

14/01/2021 - 9:35

Quase metade dos brasileiros vive sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. Na Bacia do Rio das Velhas, 16 municípios de um total de 51 não possuem coleta e nem tratamento de esgoto.

Mas um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal de Minas, premiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, pode ajudar a amenizar esse problema nas comunidades que formam a Ocupação Izidora, entre Belo Horizonte e Santa Luzia. A iniciativa foi uma das três ganhadoras de uma competição on-line, da qual participaram jovens de países da América Latina e Caribe. O objetivo era criar ideias de negócios que contribuíssem para solucionar, de forma sustentável, problemas ligados ao acesso a água, esgoto e higiene em assentamento informais.

Para falar da premiada iniciativa, o convidado do nosso podcast é o engenheiro de produção civil, especialista em hidráulica, saneamento e recursos hídricos, e professor do IFMG, Daniel Miranda, que coordenou a ação. Ele explica em que consiste o projeto, quais as soluções de saneamento propostas e o seu diferencial.


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra