Momento Rio das Velhas 40: Saneamento para todos

25/05/2022 - 12:15

Mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente no Brasil. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento revelam que a ausência de acesso à água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas e 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, refletindo em centenas de pessoas hospitalizadas por doenças de veiculação hídrica. Na Bacia Hidrográfica o cenário não é muito diferente. 16 municípios de um total de 51 no território não possuem coleta e nem tratamento de esgoto.


Para falar justamente sobre o saneamento na bacia hidrográfica do Rio das Velhas, o convidado do Momento Rio das Velhas 40, segundo episódio especial da campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte, é
Marcos Von Sperling, professor do Departamento de Engenharia sanitária e ambiental da UFMG. Especialista em tratamento de esgotos, Sperling explica os desafios e a importância da implantação do tratamento terciário nas estações da Grande BH e projeta benefícios ao rio com a futura ETE de Sete Lagoas.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra