Momento Rio das Velhas: Mais água de qualidade e menos lixo

15/09/2020 - 19:26

A qualidade e a quantidade da água que consumimos tem relação direta com o lixo que sai da nossa casa. Quando disposto nas vias públicas, o lixo causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para o consumo humano.

Mais da metade dos municípios brasileiros possuem algum tipo de situação irregular em relação a disposição dos resíduos sólidos. Na Bacia do Rio das Velhas, o lixão é a destinação final que predomina: ocorre em 14 municípios (33% do total). E uma vez depositados no solo sem uma preparação adequada, esse lixo está exposto à precipitação e escoamento da água das chuvas.

Para comentar sobre de que maneira a adequada gestão dos resíduos sólidos é importante e contribui para que tenhamos águas e rios melhores, o convidado do nosso podcast é o diretor da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), Anderson Viana. Conselheiro do Subcomitê Rio Taquaraçu, vinculado ao CBH Rio das Velhas, Anderson destaca também a importância do trabalho dos catadores de recicláveis para a sociedade e como a participação em CBHs e Subcomitês potencializa e dá forças às discussões sobre a gestão de resíduos sólidos.


Ouça o podcast:


O programa especial de hoje faz parte da campanha A Cidade e as Águas do CBH Rio das Velhas. Para saber mais e aderir à iniciativa, acesse ao site cbhvelhas.org.br/acidadeeasaguas ou as redes sociais do Comitê: Instagram e Facebook.