Momento Rio das Velhas: Segurança Hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte

14/08/2020 - 15:22

Quando falamos em urbanismo e desenvolvimento de grandes cidades, a segurança hídrica é um dos assuntos que sempre vem à tona. Segundo a ONU, segurança hídrica significa “assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico; garantir proteção contra a poluição hídrica e desastres relacionados à água; preservar os ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política”.

Ter segurança hídrica implica, portanto, em pensar além dos canos, estações de tratamento e outras infraestruturas que permitem que a água chegue às cidades; esforços devem ser direcionados para preservar a integridade dos sistemas ambientais que são as fontes naturais de água.

E para falar sobre a situação da segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o convidado do nosso podcast é o professor do Departamento de engenharia hidráulica e de recursos hídricos da Escola de Engenharia da UFMG, Nilo de Oliveira Nascimento. Ele traça um panorama atual dos mananciais que abastecem a Grande BH e as principais ameaças ao sistema que garantem água a uma população de mais de 5 milhões de pessoas.


Ouça o podcast com o professor Nilo de Oliveira Nascimento: 


O programa especial de hoje faz parte da campanha A Cidade e as Águas do CBH Rio das Velhas. Para saber mais e aderir à iniciativa, acesse ao site cbhvelhas.org.br/acidadeeasaguas ou as redes sociais do Comitê: Instagram e Facebook.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Luiz Ribeiro