Quarentena não é férias: Jaboticatubas

28/05/2020 - 10:14

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos o município de Jaboticatubas, um verdadeiro santuário ecológico da fauna e flora.

Inserida na Serra do Espinhaço, Jaboticatubas é cercada por rios e cachoeiras. É no município que se encontra 80% da área total do Parque Nacional da Serra do Cipó e de outros paraísos como a Serra do Bené, o distrito de São José da Serra e a Serra da Contagem, recantos turísticos de paz e tranquilidade.

Seu nome faz referência ao ribeirão que banha a localidade e que tem este nome devido aos pés da fruta “jabuticatuba” – uma espécie maior de jabuticaba.

A população jaboticatubense cultiva muitas manifestações folclóricas e culturais que surgiram a partir das danças realizadas pelos escravos e seus colonizadores. Algumas comunidades quilombolas ainda se encontram por lá. Muita tradição e história que podem ser apreciadas nas festas culturais.

A religiosidade é um dos traços marcantes da cultura mineira, o que não poderia ser diferente em Jaboticatubas. Na cidade encontramos igrejas e capelas espalhadas nas comunidades. Diferentes tamanhos, formas, estilos e idades que proporcionam ao visitante a profecia de sua fé.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer Jaboticatubas.


Conheça Jaboticatubas em fotos:


Lockdown nos finais de semana

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticatubas, de 27 de maio, apontam que o município tem 98 infectados pelo novo coronavírus. Desses, 10 apresentaram sintomas e 88 não. O total de notificados é de 186, sendo 121 homens e 65 mulheres.

Todo esse cenário levou a prefeitura a decretar lockdown (bloqueio) na cidade aos finais de semana – no último (23 e 24 de maio) e no próximo (30 e 31). Com a medida, todo o comércio, incluindo o essencial, fica suspenso. Apenas postos de gasolina e farmácias têm autorização para funcionar durante o confinamento.

Segundo Yasmin Maia Maciel, da Secretaria Municipal de Planejamento de Jaboticatubas e representante do Subcomitê Rio Cipó, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), desde o início da pandemia o município já se preparava para melhor atender e proteger a sua população. “As nossas estruturas aqui no município para enfrentamento desse vírus, sempre soubemos, são muito poucas. A gente tinha apenas um respirador no hospital – hoje conseguimos mais dois – para atender toda uma população. Então, já tínhamos a consciência que, se esse vírus chegasse aqui da forma como chegou em vários outros lugares, teríamos muitos problemas”, conta.

Ainda segundo ela, a disparada recente de casos de COVID-19 em Jaboticatubas foi causada por colaboradores de uma empreiteira que atua no município. “A empresa teve um funcionário que testou positivo e aí o município resolver testar o restante dos funcionários – eram 213 ao total. Aí foi confirmado que outros 63 tinham o coronavírus e eram assintomáticos. A partir desse aumento brusco foi decretado o lockdown”, revela, destacando que o município tem realizado blitz sanitárias nas duas entradas da cidade.



O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Jabó-Baldim localiza-se na margem direita no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Baldim e Jaboticatubas, ocupa uma área de 1082,10 km². A unidade está inserida na Região Metropolitana de Belo Horizonte e é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados que atraem um número crescente de turistas.

Já a UTE Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A unidade ocupa uma área de 2.184,86 km² e detém uma população de 7.687 habitantes. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplendidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 quilômetros de extensão e o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun