Subcomitê Águas do Gandarela discute Termo de Referência de projeto hidroambiental

07/05/2020 - 17:31

Os membros do Subcomitê Águas do Gandarela reuniram-se por meio de videoconferência na manhã da quinta-feira (07). O objetivo foi discutir o Termo de Referência (TDR) do projeto “Proteção e conservação de cursos d’água e ações estruturais e estruturantes em pontos ecoturísticos na UTE Águas do Gandarela”.

O TDR apresenta orientações, especificações e demais informações voltadas para a proteção de cursos d’água, incluindo ações estruturais e estruturantes em pontos ecoturísticos nos municípios de Raposos, Rio Acima e Caeté, inseridos na UTE Águas do Gandarela.

Raposos, Rio Acima e Caeté apresentam atrativos naturais que há mais de 30 anos são utilizados para o ecoturismo.Nesse contexto, as ações propostas no projeto visam promover a proteção dos recursos hídricos para garantir as atividades sustentáveis vinculadas à balneabilidade, turismo, lazer e educação ambiental desses pontos ecoturísticos. A área de atuação do projeto serão sete pontos turísticos: Poço da Barragem, Poço da Pedra,Poço Azul, Cachoeiras do Viana, Cachoeira do Índio, Cachoeira da Gaivota e Cachoeira de Santo Antônio, localizadas nos municípios descritos acima.

A coordenadora-geral do Subcomitê Águas do Gandarela, Maria Teresa Corujo, a Teca, esclareceu que mesmo com a pandemia do coronavírus as ações do Subcomitê não podem parar. “Estamos passando por um momento difícil que trouxe muita apreensão. Mas, não podemos deixar as questões ao bem comum de lado. Por isso, vamos analisar o TDR do projeto para aprimorar o documento antes de aprova-lo”, afirmou.

A representante da empresa Consominas, executora do TDR, Adriana Cardoso, esclareceu sobre a importância do momento de discussão do documento. “Estamos no momento de alinhar e amarrar todos os elos para que o projeto seja executado da melhor forma. O TDR é uma ferramenta essencial de planejamento para uma correta condução na execução dos projetos”, disse.

Os membros do Subcomitê Águas do Gandarela propuseram algumas melhorias no TDR. A Consominas vai fazer as adequações necessárias para que o projeto passe por uma nova leitura e seja aprovado pelos integrantes do Subcomitê até o final do mês de maio.

Membros do Subcomitê Águas do Gandarela discutem Termo de Referência em videoconferência

A Consominas foi contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com o apoio da Agência Peie Vivo, para elaborar o TDR de 15 projetos aprovados no chamamento segundo Chamamento Público de Projetos do Comitê lançado em 2017. Cada um dos TDR elaborados pela empresa passarão por debates nos respectivos Subcomitês antes de serem aprovados. Nove Subcomitês já aprovaram os TDR dos seus respectivos projetos e outros seis aguardam aprovação, incluindo o do Subcomitê Águas do Gandarela.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Robson Oliveira