Seminário em Santa Luzia discute revitalização do Rio das Velhas

31/10/2018 - 21:29

O 5º Seminário do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ aconteceu nesta terça-feira (30), na sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do município de Santa Luzia, localizado na região do Médio Alto Rio das Velhas. O evento reuniu lideranças dos municípios de Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Confins, alunos e professores do Senai, moradores e o empresários da região para debater, junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), os desafios da recuperação da bacia do Rio das Velhas. O Seminário também já aconteceu nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Curvelo e Várzea da Palma.

Para começar a programação, o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, apresentou um vídeo da expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’, que aconteceu em 2017, e atentou para o curso que o rio segue desde a sua nascente, na cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até Santa Luzia. Em seguida, o presidente apresentou as ações do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ que tem três principais eixos de atuação: melhoria da qualidade da água e redução da poluição; conservação e produção de água; e gestão ambiental e participação social.

Polignano também contextualizou os presentes sobre a importância do curso d’água para o município. “A história de Santa Luzia está inexoravelmente ligada ao Rio das Velhas e precisamos recuperar essa relação. Se não cuidarmos dos nossos rios as nossas cidades não têm futuro. É triste ver a situação do Velhas após o encontro com o Onça e o Arrudas. Com o Programa, estamos criando uma grande onda de parcerias e acordos para que possamos revitalizar o nosso Rio das Velhas”, explicou.

Foi apresentado um projeto realizado pela Faculdade de Arquitetura do Izabela Hendrix, em parceria com o CBH Rio das Velhas, para a construção de um parque linear no município de Santa Luzia, às margens do Velhas. O objetivo da unidade será o de propor uma intervenção que poderá auxiliar a recuperação e reintegração da área, possibilitando seu usufruto pela população como espaço público de lazer e propiciando melhor conectividade entre os moradores do município e o Rio das Velhas.

Confira as fotos do seminário:

Santa Luzia, Pedro Leopoldo e Confins aderem ao Revitaliza

Durante o Seminário, os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Santa Luzia, Pedro Leopoldo e de Confins assinaram um Termo de Compromissos junto ao Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’, estabelecendo assim o compromisso de uma atuação sistêmica e coordenada com o objetivo de melhorar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo da bacia.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Santa Luzia, Geraldo Magela Ramires Costa, falou sobre a importância de se preservar a água. “É importante termos recursos hídricos próximos às nossas cidades. A prefeitura de Santa Luzia fará tudo o que for possível para revitalizar o Rio das Velhas e a assinatura desse termo com o CBH Velhas é a prova disso”, disse.

O secretário de Meio Ambiente de Pedro Leopoldo, João Luiz Pereira Issa, também mostrou empenho na revitalização do Rio das Velhas. “Temos no município de Pedro Leopoldo um grande problema que é o encontro do Ribeirão das Neves que está super poluído com o Ribeirão da Mata que tem as águas limpas. Com isso, na nossa área urbana o Rio das Velhas é praticamente um esgoto a céu aberto. Espero poder contribuir com a revitalização”, afirmou.

Já o secretario de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Confins, Paulo Teodoro de Carvalho, afirmou ter compromisso é aliar a sua vasta experiência na esfera pública para articular a definição e a implementação das políticas de meio ambiente do município.

Secretários de Meio Ambiente dos municípios de Santa Luzia, Pedro Leopoldo e de Confins assinaram um Termo de Compromissos junto ao Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’. Crédito: Fernando Piancastelli

Apresentações

Após a assinatura do termo de compromisso o seminário teve prosseguimento com as apresentações. A primeira foi realizada por Adriel Palhares, da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, que mostrou as ações realizadas pela Federação voltadas para a melhoria da qualidade da água. Dentre as ações está o Programa Minas Sustentável, foi criado para ajudar a indústria mineira a adotar processos produtivos mais sustentáveis, ou seja, produzir com mais qualidade, respeitando o meio ambiente e apoiando o desenvolvimento social.

Em seguida, Rogério Sepúlveda, da Copasa, apresentou o status dos sistemas de coleta de tratamento de esgoto das Unidade Territorial Estratégicas (UTE) Poderoso Vermelho e das obras do sistema de Sabará. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) existem 31 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) operadas pela Copasa na bacia do Rio das Velhas e 49 ETEs no sistema Rio das Velhas/Paraopeba.

Sepúlveda foi categórico ao afirmar que o grande problema da região de Santa Luzia são as casas que não estão ligadas ao sistema de esgotamento da Copasa, apesar da Companhia ter estrutura para tratar 100% do esgoto do município.

Já o coordenador-geral do Subcomitê Poderoso Vermelho, Ricardo Souza, apresentou o diagnóstico de qualidade das águas superficiais da UTE Poderoso Vermelho e as ações do Subcomitê.

Para finalizar, as empresas BMA Ambiental e Inovar Ambiental apresentaram os trabalhos que desenvolvem com o objetivo de melhorar os impactos ambientais das indústrias.

Palestrantes discutem ações de revitalização no Rio das Velhas. Crédito: Fernando Piancastelli


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br