Subcomitê Nascentes promove reunião com prefeito de Ouro Preto para tratar sobre ações em defesa do meio ambiente

08/03/2021 - 6:50

O novo gestor do município de Ouro Preto, o prefeito Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, participou da reunião do Subcomitê Nascentes, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), nesta sexta-feira (05), por videoconferência. O objetivo foi aumentar a integração e o fortalecimento das discussões e ações do Subcomitê com a prefeitura do município.

O coordenador do Subcomitê Nascentes, Daniel Caria Braga Coelho, que exerce a coordenação em conjunto com Nadja Murta Apolinário, e o fundador do Subcomitê e coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPC), Ronald Guerra, apresentaram o CBH Rio das Velhas, as ações do Subcomitê Nascentes e falaram sobre a importância da proximidade entre o Comitê e a gestão pública.

Ronald Guerra mostrou que as atividades em prol do meio ambiente no município são antigas. “O Subcomitê Nascentes foi implantado em 2003, mas desde 2001 a militância ambiental é atuante na região. O Subcomitê sempre procurou trabalhar de forma alinhada à prefeitura, mas nas últimas gestões enfrentamos certas dificuldades. É importante criar uma sinergia entre os atores da bacia para alcançarmos melhores resultados. A integração entre o Subcomitê e os gestores públicos é fundamental para continuarmos a promover ações de combate à poluição do rio Itabirito e melhores condições da bacia do Maracujá, por exemplo. Vamos continuar somando esforços para encontrarmos as melhores soluções para sanar os problemas hídricos e contamos com a colaboração da prefeitura”, afirmou.

O coordenador da entidade, Daniel Coelho, reforçou a importância da parceria com a prefeitura. “Para que tenhamos a qualidade e quantidade de água que a população do município de Ouro Preto merece, precisamos integrar esforços. Nossa intenção é atuar em conjunto e alinhado com a prefeitura para melhorarmos as questões ambientais da região. Só assim conseguiremos melhores resultados”, disse.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Santos, afirmou que a nova gestão do município está atenta aos problemas ambientais. “Somos uma gestão preocupada com todo o patrimônio do município, principalmente o ambiental. Há um espírito ambientalista na prefeitura e esperamos transformá-lo em ações para melhorias efetivas. Uma das principais questões de Ouro Preto nessa área atualmente é o saneamento básico. Atualmente, os serviços de água e esgoto são de responsabilidade da SaneOuro [Concessionária de Tratamento de Água e Esgoto], que tem sido uma grande dor de cabeça para o município. Estamos analisando a política de saneamento básico para ver o rumo que vamos tomar”, afirmou o prefeito Ângelo Santos.

Durante a reunião, o prefeito abordou outros problemas ambientais da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes. “Encontramos uma situação preocupante no parque da APA das Andorinhas de verdadeiro abandono e estamos buscando soluções e parcerias para a solução do problema, principalmente para a questão do esgoto. A bacia do Rio Maracujá também é uma preocupação, a qual contamos com a parceria do Subcomitê Nascentes para melhorias. Outro grande problema é o lixo gerado pelo município e os distritos, o qual são jogados em um lixão que causa grande preocupação. Esperamos integrar esforços e estratégias entre a prefeitura e o Subcomitê para avanços nas questões ambientais”, explicou o prefeito.

A vice-prefeita, Regina Braga, o secretário Municipal de Meio Ambiente Secretário, Francisco de Assis Gonzaga e a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio, Maria Margareth Monteiro, também participaram da reunião e demonstraram empenho em avançar nas questões ambientais do município de Ouro Preto e se colocaram à disposição do Subcomitê Nascentes para o alinhamento de ações.

Programa Pró-Mananciais

Os membros do Subcomitê Nascentes também discutiram e aprovaram novas demandas a serem apresentadas à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para serem incorporadas no plano de ações do programa Pró-Mananciais realizado na UTE.

A coordenadora do Subcomitê Nascentes, Nadja Murta, esclareceu sobre o foco do programa na região de atuação do Nascentes. “O Pró-Mananciais executa ações no Ribeirão do Prata e a na bacia do Rio Maracujá. São dois mananciais com grandes problemas de assoreamento e a intenção das propostas é de direcionar os recursos para ações que efetivamente trarão melhorias para bacia. Os dois cursos d’água são contribuintes do Rio das Velhas e buscamos melhores condições ambientais para eles”, disse.

O Pro-Mananciais é um programa desenvolvido pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) para proteger e recuperar os cursos d’água, através da mobilização da comunidade e de parceiros. O programa detém de uma verba anual de R$ 20 milhões que é aplicada em cercamento de nascentes, plantio de árvores, construção de bacias de contenção de água de chuva, dentre outras demandas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Leandro Durães