Boletim Informativo CBH Rio das Velhas – 5ª edição (Outubro, novembro e dezembro / 2015)

02/12/2015 - 15:49

A quinta edição do Informativo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) tem como matéria da capa a preocupação do Comitê com a atual realidade do rio das Velhas devido às cianobactérias e também a baixa vazão do rio. O tema dominou a pauta da 85ª plenária que se tornou um desabafo coletivo da grande luta pela revitalização, conscientização e preservação do rio por parte do CBH Rio das Velhas e, por outro lado, da não colaboração e respaldo dado por partes dos órgãos de Estado à causa.

Em mais um alerta sobre a crise hídrica e os problemas que atingem o Rio das Velhas, a diretoria ampliada do CBH Rio das Velhas reuniu em sua sede nodia 10 de setembro. Representantes do Sindiextra, IGAM, FIEMG, FAEMG, FETAEMG, Copasa, SAAE Itabirito e prefeituras de Nova Lima e Santa Luzia estiveram presentes para debater e definir ações estratégicas e emergenciais com o objetivo de orientar a demanda relativa aos recursos hídricos na região do Alto rio das Velhas.

Outro assunto abordado no Informativo é a criação do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Santo Antônio Maquiné. “Queremos lutar por nossos rios, pela preservação de nossas nascentes para que a região seja beneficiada e construa ações conscientes de conservação”, ressaltou o coordenador-geral do Subcomitê Santo Antônio Maquiné,  Vicente do Carmo.

O lançamento do manual “O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e a gestão de recursos hídricos” também é um dos destaques do Informativo 5. No manual que está disponível para leitura no site do CBH Rio das Velhas, os leitores poderão saber mais sobre o sistema nacional e estadual de recursos hídricos; o Comitê de Bacia como uma nova forma de participação coletiva; os instrumentos de gestão e gerenciamento e a participação social nos processos de decisão e articulação de políticas territoriais: o desafio da construção de uma bacia sustentável.

Desejamos uma ótima leitura!

Leia a versão digital do Informativo

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br