Seminário marca encerramento do projeto de diagnóstico ambiental na UTE Ribeirão Picão

17/09/2018 - 18:45

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizou o Seminário Final do Projeto de Estudo de Identificação de Áreas de Recarga de Lençol Freático na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Ribeirão Picão. O evento aconteceu na última terça-feira (11), na Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas, em Corinto.

A iniciativa teve o objetivo de identificar áreas de recarga de lençol freático, através da elaboração de diagnóstico ambiental nas microbacias urbanas da cidade, localizada na região do Médio Baixo Rio das Velhas.

O projeto contou com a identificação de áreas de recarga hídrica, cadastramento de cinco nascentes, elaboração de Plano de Ações para a melhoria ambiental na zona urbana do município de Corinto, Programa de Educação Socioambiental junto à população local, rede pública de ensino e agentes públicos municipais, além da complementação de dados no diagnóstico para identificação de áreas de recarga hídrica e cadastramento de nascentes com coleta e análise de dados primários do solo da região em estudo.

Leandro Vaz Pereira, que é conselheiro do Subcomitê (SCBH) Rio Bicudo e que, via prefeitura municipal de Corinto, foi o proponente do estudo na UTE Ribeirão Picão, destacou a importância do Programa de Educação Socioambiental do projeto. “Queremos contar com todos os segmentos da sociedade: ONGs, associações, prefeitura e comunidade escolar, pois só assim teremos uma melhor noção, entendimento e gosto pelo projeto e pela cidade”, disse.

As atividades do projeto hidroambiental concentraram-se nas microbacias urbanas dos Córregos Curralinho, Pindaíba, Cinzas e Matadouro. Estas microbacias, por apresentarem uma reserva estratégica de água, funcionam como alternativa de abastecimento para a sede urbana, mas têm sofrido com diversas pressões ambientais. Os proponentes do projeto escolheram a região em função da sua importância no contexto hidrológico e por beneficiarem um grande número de habitantes que vivem e utilizam os recursos hídricos nessa região.

“Temos a proposta de criar um Parque Municipal na cidade [de Corinto], em uma área que pretendemos preservar e que ainda não há intervenções antrópicas, isso, a partir do plano de ação do projeto e de impedir que seja feita alguma intervenção nessa área. O Plano também prevê a construção de uma APA, e temos a expectativa de que depois da implantação teremos a vantagem de ter um plano de manejo, o qual definirá o sistema de intervenção que irá garantir que a comunidade tenha uma melhor visão sobre o uso e ocupação do solo na cidade e no entorno”, destacou Pereira.

Ao total, foram investidos aproximadamente R$ 200 mil no projeto e a origem do recurso vem da cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Acompanhe as etapas do projeto.

Comunidade local participou do Seminário Final de diagnóstico ambiental na UTE Ribeirão Picão. Crédito: Localmaq

UTE Ribeirão Picão

A UTE Ribeirão Picão localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça e Santo Hipólito. A unidade ocupa uma área de 1.716,59 km² e detém uma população de 1.716,59 habitantes. O rio principal desta UTE é o Ribeirão Picão, com 80,25 quilômetros de extensão.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br