Entidades aderem à campanha ‘A Cidade e as Águas’

17/08/2020 - 11:55

Diversas entidades ligadas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e aos seus Subcomitês têm aderido a mais nova campanha institucional de comunicação do CBH, intitulada ‘A Cidade e as Águas’. Com a adesão dos parceiros o Comitê busca destacar ações positivas na gestão das águas que ocorrem na bacia, assim como estimular a adoção de boas práticas – seja junto ao poder público, ao setor produtivo e à sociedade civil organizada.

Uma das primeiras entidades a aderir à campanha e a receber o selo ‘Eu cuido das águas da minha cidade’ é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova União (Unicicla), que atua nos municípios de Nova União, Bom Jesus do Amparo e Taquaraçu de Minas – e possui cadeira no Subcomitê Rio Taquaraçu. Para o presidente da entidade, Anderson Patrício Viana, a campanha é importante no sentido de destacar uma classe invisibilizada e estigmatizada, mas que desenvolve um papel fundamental à sociedade como um todo. “Acho importante aderir à essa campanha, porque a Unicicla vem fazendo um trabalho muito importante na bacia do Rio Taquaraçu. Além de preservar o meio ambiente, o trabalho dos catadores muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade. As pessoas desconhecem, ignoram e ainda têm um preconceito muito grande com os catadores. Por isso acredito que tem que ter visibilidade sim, tem que ser evidenciado, tem que ter respeito”, conta.

Anderson também destaca a importância da correta gestão dos resíduos sólidos nos municípios para que tenhamos águas de melhor qualidade nos nossos rios. “Quando as pessoas veem uma temática como essa ‘A Cidade e as Águas’, imagino que logo pensam em saneamento básico, preservar as águas, cuidar do esgoto, saneamento, etc. Mas esquecem que por detrás da coleta seletiva, do trabalho dos catadores, a cidade pode ser mais limpa, porque o que mais gera poluição nas águas é material reciclável”.

CLIQUE AQUI e confira o Plano de Adesão e Parcerias Institucionais

A campanha ‘A Cidade e as Águas’ busca discutir e problematizar a relação e o impacto dos grandes centros urbanos no ambiente, em especial nos cursos d’água. O ponto de partida para essa discussão foram as chuvas do último verão, consideravelmente significativas na Bacia do Rio das Velhas e em todo Estado de Minas Gerais. Não preparadas, as cidades sucumbiram, com rastros de destruição e mortes. No entendimento do CBH Rio das Velhas, longe de ser uma surpresa, os números são resultado de políticas urbanas que progressivamente sufocaram os rios da cidade, evidenciando a fragilidade da gestão das águas nesses territórios.

Para saber mais e também aderir à campanha, acesse: https://cbhvelhas.org.br/acidadeeasaguas/


Saiba quem já aderiu: 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro