Caminhada Ecológica em Santo Hipólito mobiliza alunos sobre a conscientização do uso e preservação da água

08/06/2022 - 14:05

Despertar nos alunos a responsabilidade social com a preservação da água potável, dos rios e córregos da bacia do Rio das Velhas. Esse foi um dos objetivos dos departamentos de Meio Ambiente e de Educação e Turismo da Prefeitura de Santo Hipólito com a realização de uma caminhada ecológica com alunos do 5° ano das Escolas Municipais Adélia Moreira Rocha, Círia Trindade de Moura e Tiradentes, no dia 03 de junho. A mobilização contou com a participação do Subcomitê Rio Paraúna e ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.


Os alunos caminharam até a região da nascente do córrego Lapeiro, afluente do Rio das Velhas que abastece a comunidade de Valo Fundo, e puderam ver de perto de onde vem a água que chega às suas casas e escolas. Também puderam aprender como funciona uma bacia hidrográfica, o caminho do córrego Lapeiro até desaguar no Rio das Velhas e sobre a importância de se preservar o meio ambiente para assegurar água para todos.

Para a representante do Subcomitê Rio Paraúna, Débora Alves, a atividade foi importante porque colocou em prática o conteúdo trabalhado com os alunos sobre proteção e preservação do meio ambiente. “As crianças ficam muito animadas com as atividades que envolvem o contato com a natureza. Falar da conservação da água com crianças e mobilizá-las para a sua preservação é muito importante. É um trabalho de formiguinha e esperamos que, junto com as famílias, essas crianças possam desenvolver uma melhor consciência ambiental”, afirmou Débora, que também é representante do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo Hipólito.

O Almanaque de Jogos Ambientais do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi distribuído para os alunos participantes da caminhada. A ideia dos jogos é introduzir princípios básicos de preservação e boas práticas com o meio ambiente, despertando, assim, um processo de sensibilização e pertencimento em favor do Rio das Velhas.


Confira mais fotos da atividade:


O prefeito de Santo Hipólito, Heliomar Rocha Teixeira, e o vice-prefeito, Carlos André, participaram da caminhada ecológica. “O trabalho realizado visa despertar nestes jovens a responsabilidade com as futuras gerações e que eles sirvam de multiplicadores sobre as informações que aprenderam sobre os recursos hídricos e o meio ambiente”, afirmou o prefeito.

A caminhada ecológica foi a primeira atividade de educação ambiental realizada pelo município com as crianças da região. A Prefeitura de Santo Hipólito pretende realizar mais ações de conscientização ambiental com as crianças da região.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Álvaro Henrique da Costa